Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 12/07/2013 15:30 | Autor: Jivago França / Dep. de Comunicação

1º Encontro Municipal de Produtores de Leite recebe bom público

O 1º Encontro Municipal de Produtores de Leite de Jacarezinho, realizado na manhã desta sexta-feira (12), durante as programações da Fetexas 2013, contou com participação de mais de 50 produtores da cidade. A programação teve inicio às 8h30 no recinto de leilão do centro de eventos. O encerramento aconteceu às 12 horas com almoço para os participantes. O evento é uma extensão técnica para produtores de leite de Jacarezinho e região.

Para o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Paulo Carreteiro, Jacarezinho tem um grande potencial para produção leiteira. “Estes encontros ajudam a fomentar a indústria leiteira”, afirmou. “A secretaria irá adquirir 100 doses de sêmen sexado (separado por sexo de cromossomos X – fêmeas), o que ajudará a melhorar a produção de leite na cidade”, destacou Carreteiro.

O Prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo Emygdio de Faria, Dr. Sérgio, destacou durante o encontro que a prefeitura irá investir nas estradas rurais para melhorar a escoar a produção leiteira da cidade. “Iremos ainda investir no calcário, utilizado na pastagem para melhorar a alimentação do gado leiteiro. Ainda podemos destacar a obra no assentamento do Movimento dos Sem Terra (MST) com reforma e ampliação da sala de ordenha”, disse.

“Ano que vem o segundo encontro será ainda mais forte. Hoje estamos em uma data histórica para Jacarezinho, pois este encontro será o primeiro de muitos que ajudará a fortalecer a industria leiteira no município. Teremos continuidade a cada ano sempre melhorando”, garantiu o secretário de Agricultura e Meio Ambiente.

O encontro que foi promovido e idealizado pela Secretaria Municipal de Agricultura teve três temas abordados. O professor Marcelo Alves da Silva da UENP explanou sobre manejo reprodutivo com foco no melhoramento genético. Sobre manejo nutricional baseado nos aspectos produtivos dos animais, o professor Petrônio Pinheiro Porto, também da UENP expôs. O último tema foi com a palestrante Anna Carolina Pires de Campos da CETEL. Ela falou sobre as características da qualidade de leite para a produção de queijos.