Secretários Municipais de Saúde do Norte Pioneiro se reuniram nesta quarta-feira, 3, no Plenário da Câmara Municipal de Jacarezinho para debater vários temas relacionados à área. Também participaram representantes da 19ª Regional de Saúde e do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI).
A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) caracteriza-se com uma instância de negociação e deliberação quando aos aspectos operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito Regional e Estadual. Ela é constituída por gestores municipais e é realizada uma vez por mês. Normalmente após a CIB Estadual.
A pauta de debate gira em torno de Ordem de Serviço de Construção, ampliação ou reforma de Unidades Básicas de Saúde e Santa Casa. "Existe sempre o compromisso de avançar numa política de saúde voltada para a população, buscando consolidar e fortalecer o Sistema Único de Saúde no Paraná", enfatiza Maria Emília Biato, Chefe de Ações Estatísticas e Redes de Atenção.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.