A Polícia Militar (PM) em Jacarezinho começará a partir desta quarta-feira (3) a autuar os veículos que estiveram estacionados nos canteiros centrais da avenida Getúlio Vargas, nas quadras onde já existem as placas indicativas. A iniciativa foi tomada após reuniões com o Conselho Municipal de Trânsito, onde a PM alertou para o cumprimento do artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Segundo este artigo, não há necessidade de colocação de placas proibindo, mas o Departamento Municipal de Trânsito já começou a fixar placas indicativas. De acordo com o tenente Wilson Garcia, as autuações ocorrerão nos locais onde as placas já tiverem afixadas.
"O DETRAN/PR e a Polícia Militar tem nos alertado e estamos começando o procedimento. Iremos ver juntos ao CTB se existe a possibilidade da liberação de alguns lugares de maior movimento. Mas esta é a orientação que recebemos", destacou o diretor municipal de trânsito, Aparecido Donizete Elero. Segundo o CTB parar em local proibido é uma infração grave, o motorista soma 5 pontos na carteira e recebe uma multa de R$ 127,69, além de poder ter o carro removido.
Na última reunião do Conselho Municipal de Trânsito, nesta terça-feira (2), outros aspectos foram discutidos, como a segurança da Fetexas, outras mudanças no trânsito da cidade, além da volta da Zona Azul em Jacarezinho que deverá ocorrer em breve.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.