Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 26/06/2013 08:49 | Autor: Marcos Junior - Dep de Comunicação

Programa Leiteiro irá beneficiar o Norte Pioneiro

Três programas, que juntos somam, aproximadamente R$ 5 milhões voltados para a pecuária leiteira da região. Esta foi uma boa notícia destacada na última reunião da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) recentemente. A informação foi repassada Fernando Emmanuel, Chefe Regional da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB).

"Estas emendas do deputado federal Abelardo Lupion geraram convênios que auxiliarão os produtores em vários aspectos", comenta Fernando Emmanuel. O Patrulha do Leite é uma parceria entre a SEAB e o Ministério da Agricultura de aproximadamente R$ 3,5 milhões. Serão disponibilizados 21 resfriadores de leite e patrulhas mecanizadas (trator 75cc, ensiladeira, duas carretas basculantes, uma grade niveladora, distribuidora de calcário). "Está sendo licitado pela SEAB e deve demorar 90 dias para chegar. Será entregue aos municípios para uso conjunto dos produtores", argumenta Fernando Emmanuel.

Outra parceria para o setor é a parceria entre o Ministério da Agricultura e a EMATER no valor de R$ 650 mil que irá disponibilizar semente de milho e adubo. Além do auxilio à Pecuária Leiteira Familiar com irrigação, sala de ordenha e pastejo rotacionado.

Segundo o Chefe Regional da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Paraná o outro projeto irá ser firmado para um Plano de Trabalho entre a SEAB e as Prefeituras. "Serão implantadas unidades demonstrativas e capacitação para técnicos e produtores", finaliza Fernando Emmanuel.