Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 20/06/2013 15:01 | Autor: Jivago França / Dep. de Comunicação

PROERD forma alunos em Jacarezinho

Os alunos do 5º ano de três escolas da rede municipal de ensino de Jacarezinho se formaram na noite desta quarta-feira (19) no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A formatura aconteceu às 19h30 no Cine Teatro Iguaçu no centro da cidade.

O programa teve inicio em Jacarezinho, em março deste ano. “Diferentemente de anos anteriores, o prefeito (Dr. Sérgio) ressaltou que irá nos auxiliar no projeto. A Prefeitura é um importante aliado nesta iniciativa”, afirmou Sargento Príncipe, um dos instrutores do programa na cidade.

Para o Prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo Emygdio de Faria, o Dr. Sérgio, a formatura destes alunos representa a evolução no combate as drogas. “Esta é a melhor forma de combater, pois começa desde quando a criança ainda é pequena, assim ela aprende que não é bom usar drogas e ter contato com estes ilícitos. Estamos cuidando de nosso futuro”, afirmou Dr. Sérgio durante discurso na formatura.

PROERD

O PROERD começou em 1985 na cidade de Los Angeles (EUA) em parceria com o Departamento de Polícia daquela cidade e escolas. No Brasil o programa foi introduzido no ano de 1992 na cidade do Rio de Janeiro, o qual foi difundido para outros Estados brasileiros.

O PROERD chegou ao Paraná no ano 2000 e um ano depois foi implantado em Cornélio Procópio, ocasião em que foram formados 320 Proedianos no primeiro semestre. O Programa é tido hoje como o melhor em prevenção primária, tendo bons resultados comprovados por pesquisas em todos os países onde são desenvolvidos.