Na última semana foram debatidas no Centro da Juventude José Richa em Jacarezinho ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e a constituição do Comitê. Participaram representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Núcleo Regional de Educação, Agência do Trabalhador, Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Instituto Federal do Paraná e SENAC.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado pelo Governo Federal em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. São cursos de formação inicial e continuada, voltados para a inserção no mercado de trabalho, com duração mínima de 160 horas.
Os cursos serão ofertados em instituições reconhecidas de qualidade no ensino técnico e tecnológico, como as unidades do Sistema Nacional de Aprendizagem (SENAC e SENAI, SENAT) e a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Instituto Federal). Os cursos são totalmente gratuitos e os alunos recebem alimentação, transporte e todos os materiais didáticos necessários.
Segundo o Secretário da Assistência Social, Sidnei Ferreira, a finalidade da formação do comitê é discutir, planejar, propor e executar ações de forma integrada, envolvendo todos os parceiros para o atendimento do maior número de pessoas.
O Comitê se reunirá periodicamente e conta com os seguintes membros: o coordenador Sidnei Ferreira (Secretaria Municipal de Assistência Social), a secretária Erica Akemi Takahara (Secretaria Municipal de Assistência Social), Patrícia Aparecida Zerger (SENAC), Salete Schuminski Ribeiro (Agência do Trabalhador), Maria Angélica P. Adriano (Secretaria Municipal de Educação), Janaína Cecília Lussi (Núcleo Regional de Educação) e Rachid J. M. Piloto Jr. (Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária).
Os pré-requisitos para participação no PRONATEC são:
- idade a partir dos 16 anos;
- Estar cadastrado ou em processo de cadastramento no CADÙNICO (cadastro único) mesmo que o candidato não seja beneficiário do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada.
FORMAÇÃO ON LINE ACERCA DO NOVO SISTEMA DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL DE ISS.
Prezados Contadores,
Prezados Responsáveis Fiscais de Instituições Financeiras,
Considerando a implantação do novo Sistema de Escrituração Digital do Município, informamos que nos próximos dias 03 a 06 de novembro de 2025 o sistema de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas e a DEISS, estarão inoperantes.
Diante de tal fato, aproveitamos o presente para convidá-lo (s) para a FORMAÇÃO ONLINE ACERCA DAS FUNCIONALIDADES DO NOVO SISTEMA, a ser realizada no dia 31 de outubro de 2025.
A Reunião poderá ser acessada através dos seguintes links:
Das 08:30h às 10:00h, formação com os CONTADORES:
https://teams.microsoft.com/meet/2606420077597?p=oJcglwZJMz8Phstk7d
A Reunião poderá ser acessada através dos seguintes links:
Das 14:00h às 15:00h, formação com os RESPONSÁVEIS FISCAIS DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS / BANCÁRIOS: