Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 14/06/2013 09:35 | Autor: Marcos Junior - Dep de Comunicação

Merenda Escolar tem atenção especial em Jacarezinho

A merenda escolar de qualidade é um assunto levado a sério em Jacarezinho. Os alunos do Ensino Fundamental contam diariamente com um cardápio especial e diferenciado elaborado por uma nutricionista.

Em recente visita a Escola Municipal Professor Silvestre Marques, localizada no bairro Aeroporto, a Secretaria Municipal de Educação, Magda Cristina Nogueira, pode constatar a situação. "O aluno estando bem alimentado ele terá mais condições de apropriar o conhecimento", ressalta Magda Cristina.

A diretora da Escola, Aliny Emilene Strank, destaca que é grande a quantidade de alimentos, verduras e legumes que o estabelecimento de ensino recebe. "Atendemos o cardápio escolar rigorosamente. Estamos abertos para atender a população e aos pais que queiram acompanhar de perto o andamento escolar", enfatiza a diretora.

A diretora da merenda escolar no município Luciana Vieira explica que a distribuição acontece para as EMEFs e EMEIs. "Temos servido ainda frutas e hortaliças da estação, além de polpa natural de frutas", detalhou. Magda Cristina coloca que tem sido feito o possível para oferecer a melhor alimentação para os alunos da rede inclusive com analise da nutricionista Silvia Helena Rocha Garbelini.

A nutricionista Silvia esclarece que o cardápio está sendo realizado conforme normas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e que nas EMEF'S na semana são servidas 3( três) refeições salgadas e 2 (duas) doces e nas EMEI'S 3 (três) refeições por dia e mais 1(uma) fruta. Lembra a nutricionista que nas capacitações são enfatizadas que a merenda é um reforço da alimentação da criança, não podendo ser a única fonte de alimento da mesma.

Merendeiras

Recentemente as merendeiras da rede municipal de ensino receberam um Kit higiênico com avental e touca produzidos com material anti-chamas. "Todas elas receberam os kits que facilitarão o serviço e darão mais higiene no momento do preparo dos alimentos", afirmou a Secretária de Educação. Segundo a empresa que confeccionou o material, ele é feito com um Brim especifico para cozinheiras, e não permite a propagação de chamas.

Para a diretora municipal da merendeira escolar, a higiene e a proteção das próprias merendeiras irão melhorar. "Com os kits queremos evitar ao máximo a contaminação no momento do preparo da merenda e dar mais segurança para quem trabalha próximo ao fogão", destacou Luciana Vieira.