Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 11/06/2013 15:20 | Autor: Jivago França / Dep. de Comunicação

Rede municipal de ensino segue metas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

A rede municipal de ensino de Jacarezinho continua com atividades nas salas de aulas para cumprir as metas estabelecidas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Os professores realizam os trabalhos propostos com dedicação para que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do terceiro ano.

Os professores das turmas dos terceiros anos da rede municipal planejaram as aulas com base no livro das obras complementares enviados pelo Ministério da Educação (MEC). “Através da história do livro, os professores resgataram valores e costumes de épocas passadas e buscaram unir a família a escola, com pesquisas e relatos que as crianças buscaram em suas casas com seus pais e avós”, contou a orientadora de estudo do terceiro ano, Liliane Milanezi Lopes. Ela explica ainda que os professores “inseriram também os conteúdos curriculares partindo de fatos do livro que envolve além do Português, a Geografia, História e Matemática, além de artes e culinária trabalhadas por algumas professoras com seus alunos”.

Trabalhos

As professoras Maria Lucia Favini e Regiane Gualiume Garcia Bitencourt da EMEF professora Ruth Pimentel Rocha realizaram nas salas de aulas, exposição de objetos antigos. A escola toda envolveu-se no projeto e receberam grande apoio da direção e coordenação, além das demais professoras da escola que contribuíram com objetos antigos, muitas vezes desconhecidos das crianças. Os pais também elogiaram o trabalho e enviaram os pertences antigos para fazerem parte da exposição. Os alunos participaram ativamente da realização das tarefas que despertaram um grande interesse por fazer parte de suas histórias de vida.

Na EMEF professora Vera Cecília Lamim, a professora Marli dos Santos Donda desenvolveu um trabalhado com todas as disciplinas. Como os alunos gostaram da atividade, a professora deu continuidade ao projeto como a leitura de outro livro relacionado ao tema estudado: Bruna e a Galinha d´Angola. Foram ainda realizados com as crianças atividades artísticas com galinhas d´Angola que eles mesmos confeccionaram, expondo em um mural.

A professora Sonia Maria Ribeiro Senne Bueno da EMEF Dina Tereza, após trabalhar os conteúdos de diversas disciplinas com base nos fatos contados no livro, fez uma releitura da obra com os alunos, elaborou pequenos livros que recontavam a história e ao mesmo tempo narravam fatos do dia a dia de cada criança, interligando assim o passado e o presente.

Segundo a Coordenadora local do PNAIC, Isabel Cristina D´avanso de Oliveira Cândido, os encontros realizados pelas orientadoras Silvana Silva de Souza, Maria Cristina Serra do Nascimento e Liliane Milanezi Lopes, visam auxiliar os professores do anos iniciais, a expandirem seus conhecimentos e trocarem experiências, onde os maiores beneficiados estão sendo os alunos da rede municipal. “Os professores estão organizando em suas salas de aula o Cantinho da Leitura, espaço em que a criança pode ter contato com diferentes

tipos de texto e desenvolver o gosto e a fluência na leitura”, destacou Isabel.