O prazo para o alistamento militar obrigatório é até o dia 28 de junho. O cadastro é destinado aos jovens nascidos em 1995 e que já tenham completado 18 anos do sexo masculino. Além de pessoas de anos anteriores que ainda não tenham se alistado até o momento. Em Jacarezinho o jovem deve comparecer na Junta Militar levando consigo os seguintes documentos: Certidão de Nascimento, Casamento ou Carteira de Identidade original, Certidão de Naturalização (para os brasileiros naturalizados), Registro de Emancipação (no caso dos índios), 2 fotos 3×4 (sem data e recente) e um comprovante de residência.
O prefeito de Jacarezinho e Presidente da Junta Militar, Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio, destacou a importância do alistamento. "Aprendemos muito na época em que servimos o Tiro de Guerra. Respeito e disciplina são temas que levamos para o resto da vida. Fui cabo do TG quando servi", enfatiza Dr. Sérgio.
A seleção é feita em diferentes etapas e antes de ser convocado, o jovem passa por uma Comissão de Seleção que tem como objetivo avaliar todos os alistados levando em consideração seus aspectos físicos, mentais e morais. Também são formadas comissões fixas e volantes que se distribuem pelo país durante o mês de Setembro.
"É importante que o cidadão procure regularizar a sua situação militar para esteja em dia com o serviço militar", enfatizou Tenente Menezes Delegado da 9ª Delegacia de Serviço Militar.