Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 03/06/2013 10:22 | Autor: Jivago França / Dep. de Comunicação

Alunos da rede municipal mostram civismo antes das aulas

Os alunos da rede municipal de ensino de Jacarezinho mostram civismo ao se posicionarem logo na chegada da escola para a execução dos hinos nacional e municipal. Antes do inicio das aulas em cada semana, os alunos se reúnem no pátio das escolas municipais para execução dos hinos.

Na manhã desta segunda-feira (3), o Prefeito Sérgio Eduardo Emygdio de Faria, Dr. Sérgio e a Secretária Municipal de Educação, Magda Cristina Nogueira, estiveram na escola Vera Cecília Lamin, onde acompanharam junto aos alunos a execução dos hinos. Após a demonstração de civismo, Dr. Sérgio ressaltou a importância do aprendizado na vida de cada criança.

“É sempre bom aprender a cantar os hinos. É uma forma de mostrar amor e respeito para com o País e o Município. Estas crianças estão de parabéns, pois além de ser uma das escolas com a maior nota do município, ainda acompanharam os hinos quase que por completo”, destacou o Prefeito.

Projeto de lei

A lei que regulariza a execução dos hinos municipal, estadual e federal nas escolas municipais é do dia oito de junho de 2009, de autoria do então vereador Wanderlei Amâncio de Morais, o Wandinho (PSDB) e na época foi aprovada por unanimidade pela câmara. “Queremos resgatar o civismo que antigamente existia nas escolas. Muitas crianças não conhecem o hino nacional e nem de nosso município”, comentou Wandinho na aprovação do projeto de lei.

O hino do município jacarezinhense é pouco conhecido pelos próprios moradores. O autor foi o professor Rodrigo Octávio Torres Pereira (1918-1978), que foi um dos grandes incentivadores do setor educacional no município.

CONHEÇA MELHOR O HINO MUNICIPAL:

Minha terra, que delícia

Ver-te assim sempre sorrir

Como quem sente a carícia

Da confiança no porvir.

Verde mar teus cafezais!

A cidade tão risonha

Ondulantes canaviais

O teu povo ri e sonha.

És um centro estudantil

Tens indústria e agricultura

Engrandeces o Brasil

Nas riquezas, na cultura.

Tens na alma a grandeza

Da bondade e os teus céus

No esplendor da natureza

Nos conduzem para Deus