Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 22/05/2013 15:33 | Autor: Jivago França - Dep de Comunicação

Jacarezinho participa de capacitação para conferência nacional do meio ambiente

O diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente de Jacarezinho, Ricardo Aguiar, juntamente com o membro da secretaria, José Rubens Rocha, esteve nesta terça-feira (21) em Londrina para participar do Curso de Metodologia da capacitação de preparação para a realização da 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente - Resíduos Sólidos.

O encontro aconteceu na Associação Brasil Soka Gakkai - BSGI no Centro Cultural Norte do Paraná no centro de Londrina. O evento contou com a participação do Secretário Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida. Ele lembrou que os problemas na gestão do lixo refletem diretamente na saúde, na economia e na sustentabilidade dos municípios.

Segundo afirmou, o lixo mal acondicionado representa 45% dos focos de larvas do Aedes aegypti (dengue) encontrados no Estado. A falta de programas de reciclagem reduz as oportunidades de geração de emprego e renda. "Além disso, o município que não incentiva a coleta seletiva acaba saturando os aterros sanitários - que voltam a ser lixão - e impedem que o material possa retornar à cadeia produtiva de forma sustentável", disse Cheida.

O membro da Secretaria de Meio Ambiente em Jacarezinho, José Rubens revelou que a conferência regional pode acontecer na cidade. "Possivelmente a regional deverá ser em Jacarezinho", adiantou Rocha na tarde de quarta-feira (22).