Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 20/05/2013 13:48 | Autor: Marcos Junior - Dep de Comunicação

EMATER completa 57 anos e visa modernização

O Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) está completando 57 anos de atividades e visa à modernização dos trabalhos desenvolvidos. O gerente regional Maurício Castro Alves destacou a importância do novo programa que está sendo lançado também no Norte Pioneiro é o "EMATER do futuro".

Houve uma palestra estadual com o Diretor Presidente do EMATER, Rubens Ernesto, O Secretário Estadual de Agricultura, Norberto Ortigara, o deputado estadual Pedro Lupion e o deputado federal Abelardo Lupion que foi retransmitida para todo o Estado.

Na região a abertura aconteceu na antiga Faculdade de Filosofia e contou com o Secretário Municipal de Agricultura de Jacarezinho, João Paulo Carretero, o chefe regional da Secretaria da Família, Antônio Carlos de Almeida, o Tomate, chefe regional da SEAB, Fernando Emmanuel, a chefe regional do IAP, Rosa Maria, o Presidente do Sindicato Rural Patronal, Eduardo Quintanilha, e representantes de entidades regionais e funcionários da EMATER.

Para o Secretário de Agricultura de Jacarezinho é uma medida importante esta modernização. "A equipe na região vem realizando um ótimo trabalho com os parceiros e também agricultores. Esta inovação só tem a melhorar ainda mais os serviços prestados", analisa João Paulo Carretero.

Norte Pioneiro

A regional da EMATER atende 23 municípios e conta com 65 funcionários com parceiros de Prefeituras. "É um novo planejamento estratégico. A sociedade cobra e estamos modernizando. É preciso à contratação de novos técnicos, reciclagem de tecnologia e ampliar parcerias", comenta Maurício Castro Alves. Ele destaca que são atendidas aproximadamente 8 mil famílias no Norte Pioneiro através da Agricultura Familiar.

O gerente regional ainda explica que a região tem vários projetos nas áreas de café, leite, frutas e oleiculturas. "Estamos num novo desafio com a aprovação da Lei Estadual que coordena a Assistência Técnica de Extensão Rural e iremos por em prática esta ação", finaliza Maurício Castro Alves