O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) instalado em Jacarezinho realizará na próxima terça-feira, 21, a 1ª Passeata pela Luta Antimanicomial. A saída acontecerá às 9 horas em frente a unidade (Rua Dr. Heráclio Gomes, 468 - Centro) e caminhará pela Rua Paraná até a Praça Rui Barbosa. O encerramento deverá contar com a Fanfarra Municipal de Jacarezinho, pacientes e familiares do CAPS, alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a população em geral.
O CAPS é mantido pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI) e foi implantado em outubro de 2004. Este é um serviço comunitário ambulatorial que toma para si a responsabilidade de cuidar de pessoas que sofrem com transtornos mentais, em especial os transtornos severos e persistentes, no seu território de abrangência.
A atenção deve incluir ações dirigidas aos familiares e comprometer-se com a construção dos projetos de inserção social, respeitando as possibilidades individuais e princípios de cidadania que minimizem o estigma e promovam a melhor qualidade de vida e inclusão social possíveis.