Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 08/05/2013 11:01 | Autor: Jivago França - Dep de Comunicação

Secretária de educação supervisiona aplicação da Provinha Brasil

A Secretária Municipal de Educação, Cultural e Esportes de Jacarezinho, Magda Cristina Nogueira, acompanhou na tarde desta terça-feira (7), a realização da Provinha Brasil na escola municipal Vera Cecília Lamin, no centro da cidade. Outros estabelecimentos de ensino também aplicaram as provas nesta terça-feira.

Até sexta-feira (10), todas as escolas municipais de Jacarezinho deverão aplicar as provas. Todas as unidades educacionais já estão com o material para realização da Provinha Brasil. "Estes testes aplicados nas crianças ajudam a avaliar como estão os estudos e com isto melhorarmos ainda mais nosso ensino", destacou a secretária de educação.

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.

A partir das informações obtidas pela avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização aumentando as chances de que todas as crianças, até os oito anos de idade, saibam ler e escrever, conforme uma das metas previstas pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.