Saúde

Publicado em: 29/04/2013 15:32 | Autor: Marcos Junior / Jivago França - Dep de Comunicação

Campanha contra influenza já atingiu quase 70% da meta

A campanha municipal contra a influenza (gripe) em Jacarezinho já atingiu até o último fim de semana, quase 70% da meta de pessoas a serem vacinadas. A campanha que teve início no dia 15 e deve ser encerrada na sexta-feira (10/05). A prorrogação do encerramento do dia 26 para o mês de maio aconteceu por sugestão da Comissão Estadual de Infectologia.

A diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica Municipal, Suelene Manfre Francisco de Oliveira, espera que com esta prorrogação, a meta seja cumprida. “Esperamos atingir os 100%, pois temos ainda mais dez dias de vacinação e já estamos com quase 70% da meta atingida”, afirmou. Esta 15ª Campanha contra a Influenza (gripe) teve a abertura oficial na sexta-feira (12) com a vacinação dos idosos no Aliso São Vicente de Paula. No sábado (20) foi o dia “D”, onde todos os postos funcionaram das 8h às 17 horas.

Segundo Suelene, até o momento foram vacinados 596 crianças, 374 trabalhadores da saúde, 229 gestantes, 39 puérperas e 3.516 idosos. Todas as categorias estão com mais de 50% da meta atingida. Em um total de 6.814 pessoas que deveriam receber a dose, até o momento, 4.754 já foram imunizadas.

As pessoas que se encontram nas categorias com necessidade de vacinação (idade superior a 60 anos, crianças maiores de seis meses até os menores de dois anos, portadores de doenças crônicas - com receita médica -, gestantes e puérperas - de 1 a 45 dias após o parto), podem procurar as unidades municipais de saúde das 8h às 17 horas para a vacinação.

Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. E de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto a boca, aos olhos e ao nariz.

Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, rinorréia, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaléia.

A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento medico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar a formas clinicamente graves, pneumonia e morte.

A principal intervenção preventiva em saúde publica para este agravo é a vacinação. A campanha anual, realizada entre os meses de abril e maio, contribuiu ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, alem de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundarias e mortes evitáveis.