Desenvolvimento Urbano

 

Publicado em: 26/04/2013 10:22 | Autor: Marcos Junior / Jivago França - Dep de Comunicação

Bairros rurais recebem investimento em abastecimento de água


Whatsapp

 

A Vila Rural Novo Texas e as comunidades rurais Banco da Terra e Oásis em Jacarezinho receberão a implantação de quatro sistemas de abastecimento de água, autorizados pelo governador Beto Richa nesta semana durante visita ao bairro Aeroporto.

 

Para o prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo Emygdio de Faria, Dr. Sérgio, este investimento do governo, ajudará muito as centenas de famílias que residem nestas localidades. “Este programa irá garantir água de qualidade para toda a população da região onde serão implantados os sistemas”, garantiu Dr. Sérgio.

 

Juntamente com o governo do estado, a SANEPAR também fará o investimento em 53 sistemas no Paraná. Cada sistema de abastecimento é formado por um poço artesiano, instalação da rede elétrica, bomba submersa, rede adutora, reservatório e bomba dosadora de cloro. Segundo o governo, os municípios são responsáveis pela etapa de distribuição da água.

 

“O programa garante água de qualidade para consumo, para irrigação e para movimentar agroindústrias. Isso repercute na saúde e qualidade de vida das pessoas e melhora as condições de produção e renda das famílias”, afirmou Richa. “Esta iniciativa confirma a prioridade do Governo do Estado em apoiar os municípios, com ações no campo e na cidade”, disse Richa.

 

Além de Jacarezinho, comunidades rurais de Wenceslau Braz, Jaboti e Japira na região também receberão os investimentos. O governador afirmou que está sendo promovido o maior programa de saneamento rural da história do Paraná. De acordo com o governador, até o final de 2014 serão construídos 525 sistemas, com investimento de 98 milhões de reais. O programa foi iniciado no ano passado, como resposta do governo do Estado às necessidades evidenciadas pela intensa estiagem entre 2010 e 2011, que causou prejuízo e sofrimento às famílias das comunidades rurais.