Saúde

 

Publicado em: 11/04/2013 11:40 | Autor: Marcos Junior / Jivago França - Dep de Comunicação

Gestantes interagem com equipes do PSF no Bairro Aeroporto


Whatsapp

 

A integração entre as gestantes e as equipes do PSF (Programa Saúde da Família) do Bairro Aeroporto em Jacarezinho é feita todos os meses através de um grupo criado pela equipe da Unidade Básica de Saúde do bairro.

Segundo a enfermeira Melina Spagnuolo, os assuntos abordados durante os encontros são importantes para as gestantes de primeira viagem e também para aquelas que já têm bastante experiência no assunto. "As mamães e futuras mamães trocam experiências entre elas e recebem orientação de diferentes profissionais de saúde, dessa forma as mulheres esclarecem dúvidas e ganham mais conhecimento sobre a gestação, a maternidade e cuidados com o bebê", ressalta a enfermeira.

Os convites para a participação do grupo são feitos pelos Agentes Comunitários de Saúde durante as visitas nas casas e também no Posto quando é realizada a consulta de Pré-Natal. Os encontros são realizados na Unidade de Saúde onde a equipe organiza o local para a reunião e após o encontro é servido um lanche e alguns brindes são sorteados para as futuras mamães.

Melina explica que este ano as gestantes já participaram de quatro encontros. Segundo ela, em um destes encontros, o dentista Eldy de Paula abordou a saúde bucal dos bebês e das gestantes. "Em outra oportunidade, foi dedicado a interação psicológica de mãe e bebê conduzido pela psicóloga Rosana Afonso e a fisioterapeuta Bruna Prado orientou as gestantes sobre cuidados com a postura e as mudanças do corpo nessa fase da vida", detalhou Melina.

"No último encontro no dia cinco deste mês, as gestantes conheceram um pouco mais sobre vacinação e a proteção que a mãe dá ao seu filho na gravidez e durante toda a infância. Falei sobre isto com elas", esclareceu a enfermeira Melina.

No ano passado outros encontros já aconteceram com a médica Egle Vanzelli e a enfermeira Estela de Souza da Unidade de Saúde do Aeroporto. Todos os encontros reforçam a amamentação como importante fator de saúde para a mãe e para o bebê, pois está é a melhor forma de alimentar o bebê.