O Programa Caminhos do Desenvolvimento - Sucroalcooleiro foi lançado nesta sexta-feira, 5, em São Pedro do Ivaí pelo governador Beto Richa. A intenção é melhorar a infraestrutura nas estradas rurais entre as áreas de plantio da cana-de-açúcar até as usinas de processamento.
Serão investidos R$ 300 milhões, até 2016, numa parceria entre Estado e o setor produtivo. Até o final de 2014, serão beneficiados 73 municípios do Noroeste e Norte Pioneiro, cuja produção canavieira tem forte impacto na economia e onde vivem cerca de 1,5 milhão de paranaenses. Vinte e cinco usinas e destilarias serão atendidas. Jacarezinho será um município beneficiado e o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio, esteve presente no lançamento juntamente com o deputado federal Abelardo Lupion.
O programa, lançado simultaneamente à abertura oficial da safra nacional de cana-de-açúcar 2013/2014, tem como objetivo dar mais competitividade à produção paranaense, com a redução no custo do frete e agilidade no acesso às usinas. O Paraná é o quarto produtor de cana do país, com cerca de 610 mil hectares de área plantada e uma produção anual de aproximadamente 37 milhões de toneladas por ano.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.