As fortes chuvas que caíram na madrugada desta sexta-feira, 5, deixaram as ruas do município de Jacarezinho em estado crítico. Os locais mais afetados foram os bairros Vila São Pedro, Vila Scyllas, Jardim Castro, Vila Rosa, Aeroporto e Vila Setti.
Equipes da Secretaria Municipal de Conservação Urbana percorreram as ruas da cidade para verificar a situação. "Estamos com o pátio de máquina sucateada, mas já estamos procurando uma solução para este caso", enfatiza Guilherme Castanho.
Apesar de enfrentar os três primeiros meses de chuvas, a nova administração vem fazendo o possível para solucionar os problemas. "Teria que ser um trabalho constante. Assim conseguiríamos amenizar o problema, mas houve uma parada neste serviço por certo tempo no último ano", enfatiza o Secretário.
O Prefeito Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio, já se reuniu com o Presidente do Instituto das Águas do Paraná, Márcio Nunes, para buscar uma solução para este problema. "Desde o dia em que assumimos estamos com problemas terríveis em relação às chuvas. São grandes os transtornos e risco à população, sem contar com a deterioração asfáltica e os prejuízos materiais", ressalta o prefeito. Atento a necessidade do atendimento, o presidente liberou 1.000 (mil) manilhas para obras de melhorias no sistema de drenagem da cidade.
Pontos Críticos
Entre os pontos críticos estão às ruas Minas Gerais e São Paulo. "É muito grande a infiltração de água nestas duas localidades devido a construção de um bairro mal projetado no pé do morro", enfatiza Guilherme Castanho. O bairro referido foi inaugurado no ano de 2007 com a construção de 84 unidades populares, mas sem galeria de esgoto e muito menos pavimentação asfáltica.
Uma forte chuva afetou a cidade no início da noite do dia 1º de fevereiro. Apesar do horário, os funcionários não mediram esforços para amenizar o problema. "Naquela ocasião os buracos foram tapados com pedras para que os moradores pudessem sair de suas casas. É uma situação complicada, com a grande quantidade de chuvas estamos apenas fazendo a manutenção. Assim que parar o período de chuva intensificaremos o trabalho de prevenção para evitar problemas como estes nos próximos anos", ressalta Dr. Sérgio.
Pedido
O prefeito Sérgio Eduardo de Faria deverá aproveitar a visita do governador Beto Richa à cidade de Jacarezinho na próxima segunda-feira (durante a entrega de viaturas) para solicitar auxílio do Governo do Estado numa ação imediata.
No final do mês de março, o município conseguiu um financiamento de R$ 3,7 milhões através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDU) para a recuperação da malha viária da cidade (recapeamento e operação tapa buracos). "Está sendo feito o projeto dos pontos mais críticos e será encaminhado para a SEDU para liberação deste dinheiro. Após isto, tem que ser aprovado na Câmara para depois começar o processo de licitação para contratação da empresa. Infelizmente é um processo burocrático que estamos trabalhando para ser o mais rápido possível", finaliza Dr. Sérgio.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.