Geral

Publicado em: 13/03/2013 10:17 | Fonte/Agência: Assessoria/Câmara | Autor: Wendy Comunicações

Câmara aprova doação de terreno para construção de CDR

Os vereadores de Jacarezinho aprovaram na noite desta terça-feira, 12, a doação de um terreno para a construção de um Centro de Detenção e Ressocialização (CDR) no município. O placar de 6x2 favoráveis em duas votações possibilita que a Secretaria de Justiça do Paraná possa começar a elaborar o projeto para uma unidade.

Antes da sessão plenária, os vereadores se reuniram com o delegado chefe da 12ª Subdivisão Policial, Marcos Fontes, o representante do departamento penitenciário, Regis Junior, a Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Jacarezinho, Denise Sfeir, o representante do 2º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Garcia e o Promotor de Justiça, Paulo José Galotti Bonavides para debaterem o projeto.

Votaram a favor os vereadores: Fabiano Saad (PSB), Fúlvio Boberg (PMDB), José Izaías Gomes (PT), Luciane Alves (PT), Marcos Colosso (DEM) e Valdir Maldonado (PDT). Votaram contra: Ricardo Tonet (PT) e Chiico Serraia (DEM). O Presidente da Casa de Leis, Diogo Augusto Biato Filho (PSB) não chegou a votar (só se pronunciaria caso houvesse empate), mas declarou que era a favor do Projeto de Lei.

A situação

O alto número de detentos nas delegacias de todo o Norte Pioneiro já era um tema debatido há vários anos. Mas a situação se tornou mais alarmante no dia 27 de janeiro deste ano, quando detentos da 12ª Subdivisão Policial em Jacarezinho, conseguiram fugir e mantiveram um policial refém por várias horas.

Na mesma semana a Promotoria de Justiça entregou um pedido de terreno ao prefeito Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio, justificando que a delegacia do município que tem a capacidade para 12 detentos segundo a Lei de Execuções Penais (LEP) estava com 116 presos no momento da rebelião. "Não é só aqui que a situação está caótica, mas em toda a região", enfatiza Paulo Bonavides.

Visita

Com a proporção que o Projeto tomou e os debates acalorados durantes as sessões da Câmara, seis vereadores visitaram um Centro de Detenção e Ressocialização em Cruzeiro do Oeste, noroeste do Paraná. "Conversamos com moradores, comerciantes e policiais. É visto que é importante um projeto como este. Aumenta a segurança. Não tem esta conversa de que famílias de presos venham morar na cidade", ressaltou Fúlvio Boberg após a visita.

Para o Presidente da Câmara foi um conhecimento válido para os vereadores. "A função da Câmara é fiscalizar e auxiliar no crescimento de nosso município. Quando temos dúvida sobre alguma situação, temos que ir atrás e conversar com cidades que já passaram por isto", enfatizou Diogo Augusto Biato Filho, assim que chegou de Cruzeiro do Oeste.

Wendy Comunicações

Jacarezinho