Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 07/03/2013 14:04 | Autor: Marcos Junior / Jivago França - Dep de Comunicação

Parceria visa melhorar qualidade de vida dos idosos

Uma parceria entre o Departamento de Esportes da Prefeitura de Jacarezinho e a Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP) por meio do Centro de Ciências da Saúde (CCS) visa melhorar a qualidade de vida dos idosos da cidade. O projeto teve inicio na segunda-feira (4) no bairro Aeroporto e tem previsão de estender para outros bairros do município.

A avaliação dos idosos com mais de 60 anos está sendo feita no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Segundo o professor de educação física do departamento de esportes municipal, Plínio Marcondes Moreira, o foco principal do projeto é o equilíbrio e a força. "Isto visa prevenir acidentes domésticos, pois se o idoso tem equilíbrio e força, ele tem menos chances de sofrer um incidente dentro da própria casa", explicou.

O professor disse ainda que o projeto é exclusivamente para os idosos acima de 60 anos. De acordo com ele, o projeto tem duração de doze semanas. Após este período, a equipe formada por ele, pela fisioterapeuta Taiana Franco e mais quatro estagiárias do curso de fisioterapia da UENP, estenderão o projeto para outros bairros da cidade. "Queremos com este projeto proporcionar a melhor qualidade de vida dos idosos. Quanto mais cedo começar, menos riscos ele vai ter", afirmou o professor.