O PROJOVEM Trabalhador continua com as inscrições abertas para vinte cursos para jovens entre 18 e 29 anos. As oportunidades variam nas áreas de: "Construção e Reparo I", "Madeira e Móveis", "Agro-Extrativista", "Serviços Domésticos II" e "Administração" (todas as vagas podem ser conferidas à baixo). Além da gratuidade dos cursos, os inscritos que comprovarem frequência receberão uma bolsa mensal de R$ 100 como auxílio financeiro.
Nesta semana se reuniram representantes da Agência do Trabalhador, o chefe regional da Secretaria do Trabalho, Dirceu Rodrigues, com o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, para destacar a importância do curso. "É uma parceria essencial para a disponibilização de cursos profissionalizantes para os jacarezinhenses, além de receberem um auxílio financeiro para ajudar nos estudos", enfatiza o prefeito.
A realização é da Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (STES), Ministério do Trabalho e Emprego, Governo Federal e Prefeitura de Jacarezinho. As inscrições devem ser feitas na agência do trabalhador na rua Coronel Batista, 511 no centro da cidade ou pelo telefone 3525-2734. O participante que realmente frequentar os cursos ainda tem como benefícios, transporte, lanche, camiseta, material escolar e o certificado do Ministério do Trabalho e Emprego. Os cursos têm duração de seis meses com carga horária total de 350 horas.
A responsável pela organização dos cursos na agência de Jacarezinho, Salete Schuminski Ribeiro, explica que o Projovem Trabalhador tem por objetivo preparar o jovem para o mundo do trabalho. "Este programa visa preparar nossos jovens através da qualificação social e profissional", ressaltou.
Para realizar as inscrições é preciso fotocópia legível de CPF, RG, PIS/NIS, Título de Eleitor, endereço completo, comprovante escolar e comprovante de quitação das obrigações militares. Salete explica ainda que para participar o jovem precisa seguir alguns critérios. "É preciso estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental, ou médio, não estar cursando nem ter concluído ensino superior, ter renda per capita familiar mensal de até um salário mínimo e estar desempregado", afirmou.
Cursos
Construção e Reparos I (30 vagas):
- Ladrilheiro
- Gesseiro
- Pintor
- Reparador (Revestimento)
Madeira e Móveis (15 vagas):
- Marceneiro
- Reformador de Móveis
- Auxiliar de Desenhista de Móveis
- Vendedor de Móveis
Agro-Extrativista (20 vagas):
- Trabalhador em Cultivo Regional
- Extrativista Florestal de Produtos Regionais
- Criador de Pequenos Animais
- Artesão Regional
Serviços Domésticos (20 vagas)
- Cuidador de Idosos
- Passador de roupas
- Cuidador de crianças (babá)
- Lavadeiro
Administração (20 vagas)
- Arquivador
- Almoxarife
- Continuo (Office-boy/ Office girl)
- Auxiliar administrativo
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.