A Diocese de Jacarezinho realizou entre os dias 13 e 16 de fevereiro a Semana Social Diocesana com atividades em vários municípios do Norte Pioneiro. Na última sexta-feira, 15, foi realizada a reunião "Políticas Públicas e pressão popular: A capilaridade da Igreja" no Conjunto Amador de Teatro (CAT) em Jacarezinho.
O evento contou com o prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio, o prefeito de Guapirama, Pedro de Oliveira, o presidente da Câmara de Ribeirão Claro, Carlos Henrique Molini, o Kalé, e também o vice-prefeito da mesma cidade, Jovadir Blum.
O objetivo é o de refletir o papel do Estado, na consolidação da democracia brasileira, em vista do bem comum, a partir da participação popular. Nela, iremos debater questões sociopolíticas relevantes que favoreçam um repensar do agir político a partir do Estado e das suas estruturas, sempre orientados pelo Ensino Social da Igreja.
Para Dr. Sérgio é um projeto interessante e mostra que a Igreja está envolvida na orientação da política para a população. "São temas fundamentais para a comunidade que estão sendo debatidos nestes encontros", comenta. Outro que também apoiou a iniciativa foi o vereador Carlos Henrique Molini que lembrou outro projeto da Igreja. "Também foi realizado em 2009 a Pastoral da Educação, onde a Diocese debateu com a população temas relacionados à área", argumenta Kalé.