O Poder Judiciário de Jacarezinho entregou um documento oficial ao prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, solicitando a construção de um Centro de Detenção e Ressocialização (CDR) no município. A preocupação se tornou mais evidente após a rebelião que aconteceu domingo, 27, na 12ª Subdivisão Policial, localizada na área central da cidade.
A entrega do documento foi feita pelo promotor de Justiça, Paulo José Gallotti Bonavides, que informou a situação carcerária que estão as delegacias do Norte Pioneiro, o número de presos e também possíveis locais de terrenos para a construção do CDR. "Estamos com verdadeiras panelas de pressão dentro de nossas cidades. As delegacias não são para abrigar presos e infelizmente elas estão superlotadas", ressalta o Promotor de Justiça.
O prefeito Dr. Sérgio destacou que é importante ver esta situação emergencialmente, pois a delegacia de Jacarezinho que tem a capacidade para 12 detentos segundo a Lei de Execuções Penais (LEP) estava com 116 presos no momento da rebelião. "Independente do crime cometido, eles estão vivendo numa situação sub-humana e tem a questão da segurança pelo local ser no centro da cidade", enfatiza o prefeito. Dr. Sérgio já esteve visitando terrenos indicados pelo Promotor de Justiça.
A Juíza de Direito diretora do Fórum de Jacarezinho, Anne Regina Mendes, já esteve na Prefeitura e ainda esta semana deverá ser marcada uma reunião com o prefeito Dr. Sérgio e a equipe da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEJU) para verificação da situação. O ex-delegado chefe da 12ª Subdivisão, Sérgio Luiz Barroso, destacou que conseguiu a transferência de 17 presos para a Casa de Custódia de Londrina e que a atual estrutura é precária. "A delegacia não é um local para guardar presos. Existe a necessidade de uma construção de uma Penitenciária para a região do Norte Pioneiro, com isto teríamos mais policiais nas ruas auxiliando na segurança das cidades", comenta Sérgio Luiz Barroso.
O deputado estadual Pedro Lupion se reuniu nesta semana com a Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, em busca de solução à situação que aflige todo o Norte Pioneiro do Estado. "Já estamos intermediando junto ao prefeito Dr. Sérgio um terreno para a construção de uma cadeia provisória, retirando esta situação da área central da cidade", enfatiza o deputado. Já está sendo prevista uma reunião entre o delegado chefe e o prefeito para debater a situação. O pedido da doação do terreno também foi reiterado por desembargadores, corregedores e procuradores do Estado recentemente ao prefeito.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.