Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 28/04/2010 10:07 | Fonte/Agência: D.Com. | Autor: Fonte: Dep. Mun. de Meio Ambiente

Municípios cobram ações ambientais de grandes empresas

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) através da Coordenadora de Resíduos Sólidos e os 22 municípios responsáveis pela geração de mais de 90% de todo lixo gerado no Paraná, denominado G22, realizaram no mês de abril, em Curitiba, mais uma reunião com o objetivo de implantar a logística reversa no Estado. Para a ocasião, foram notificados os segmentos de eletro eletrônicos, lâmpadas, vidros, isopor, pneus e construção civil, considerados potencialmente poluentes.

Jacarezinho participa dos trabalhos desde a sua criação, e já se orgulha de muitas conquistas. É o que diz o responsável pelo departamento de Meio Ambiente do município, Leonardo Costa Santos. \"Este grupo surge como uma alternativa seria e eficiente para o controle do desperdício, para a correta destinação dos resíduos sólidos, e, primordialmente, para a responsabilização dos verdadeiros culpados. Precisamos acabar com esta filosofia capitalista dos grandes conglomerados multinacionais, que privatizam seus lucros e socializam seus problemas. Se quiserem dividir os lucros nós aceitaremos a responsabilidade dos problemas que eles geram, do contrário lutaremos com todas as nossas forças, o G22, a SEMA, e o Ministério Público para garantir às presentes e futuras gerações um meio ambiente ecologicamente equilibrado, assegurado pela Constituição Federal de 1988 como bem de uso comum do povo\".

Para se ter uma idéia do poder de fogo do grupo, a indústria pneumática foi autuada em 20 milhões no ano de 2008 por descumprimento à legislação ambiental. Hoje parceira do G22 e responsável pela coleta, transporte, acondicionamento e destinação final ambientalmente correta dos pneus inservíveis em todo o Estado do Paraná. O fato mais recente ocorreu em março desse ano com o seguimento das indústrias de refrigerante e bebidas não alcoólicas, do qual participam algumas marcas conhecidas como Coca Cola, AMBEV, FEMZA, Pepsi Cola, Nestlé, entre Outras, que também foram multadas no valor de 14 milhões pela falta de interesse em apresentarem uma proposta razoável para a minimização do impacto ambiental causado pela desativação das suas fontes geradoras.

Mas nem tudo é ruim. Também existe o lado bom da história. A propósito a Tetra Pak, líder mundial na fabricante de embalagens longa vida lançou em 2007 o programa \"Paraná e Tetra Pak em Ação\", que contempla a implantação da logística reversa no recolhimento das embalagens e prevê ações de suporte à cooperativas e associações, como por exemplo: fornecimento de bags, doação de equipamentos como prensas, esteiras, etc, materiais de educação ambiental para as escolas, folder para campanhas de conscientização e a instalação de 10 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) em toda a Jacarezinho. Porém o maior investimento da multinacional consiste na instalação de quatro hidrapulpers no estado do Paraná. Desenvolvido pela própria empresa a máquina surge para viabilizar a separação e reciclagem das embalagens pós-consumo. Isso significa um aumento substancial no valor do material, e conseqüentemente mais interesse dos catadores pelo seu recolhimento.

Outra grande conquista de Jacarezinho foi a parceria firmada com a Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, ABIHPEC, e a Associação Brasileira das Indústria de  Produtos de Limpeza, ABIPLA. A parceria consiste no investimento de cerca de R$ 150.000,00 para coleta seletiva e reciclagem de lixo divididos da seguinte forma: 70% do valor será investido na aquisição de equipamentos e os outros 30% serão investidos na capacitação dos agentes ambientais da Associação, e as Campanhas de conscientização ambiental. Os grupos ainda disponibilizarão uma equipe técnica  composta por advogados, engenheiros e sociólogos os associados e suas famílias.

O Diretor de Meio Ambiente de Jacarezinho, Fernando Jacob que participou pela primeira vez da reunião comentou o quanto ficou impressionado pela força que o G-22 possui perante as empresas. \"Agora podemos nos orgulhar em dizer que o município a SEMA e o Ministério Público estão realmente cumprindo seu papel enquanto instituições públicas\".

Importante destacar que todo esse trabalho só tem acontecido graças ao empenho e a sensibilidade da Prefeita Tina Toneti, que desde o primeiro mandato tem colocado o Meio Ambiente entre as prioridades de seu governo, como a implantação da coleta seletiva e a associação de coletores, e a criação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Por fim é imperioso destacar a participação do Coordenador de Resíduos Sólidos da SEMA, Laerte Dudas, que tanto tem se empenhado para mobilizar os município em torno dessa causa tão nobre que é a questão ambiental, e também a presença do Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Callado, que tem participado ativamente dos trabalhos do grupo.

Participaram da reunião os representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e os técnicos da área de resíduos sólidos de Apucarana, Maringá, Londrina, Ivaiporã, Paranavaí, União da Vitória, Ponta Grossa, Umuarama, Foz do Iguaçu, Rio Negro, Toledo, Arapongas, Telêmaco Borba, Pato Branco, Cascavel, Irati, Jacarezinho, Francisco Beltrão, Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá e Guarapuava. Os encontros do G-22 acontecem todos os meses em Curitiba.

Fonte: Dep. Mun. de  Meio Ambiente