O prefeito de Tomazina, Guilherme Costa, foi eleito por aclamação como Presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) para a gestão 2013. Ele terá como vices-presidentes o prefeito de Pinhalão, Claudinei Benetti, e o prefeito de Barra do Jacaré, Edmar Alboneti. A entidade que conta com 26 municípios teve a ausência de apenas dois chefes de Executivo.
"Iremos trabalhar em parceria e união com todos os municípios. Pretendemos realizar contratação de empresas em conjuntos que possam nos auxiliam na elaboração de projetos e cadastro no SINCOV, que libera os projetos em parcerias com o Governo Federal", comenta Guilherme Costa.
Para o primeiro vice-presidente, Claudinei Benetti, é importante que todos os prefeitos reúnam seus deputados para trabalhar em prol do Norte Pioneiro. "Independente de partido, queremos uma região mais forte e que proporcione melhorias para nossa população", ressalta.
União
A expectativa é que seriam dois candidatos, Guilherme Costa e Claudinei Benetti. Mas em reunião no final do mês de dezembro, realizam o acordo de unir as chapas. A eleição foi mais tranquila que em edições anteriores. A pior fase da AMUNORPI começou em junho de 2009 com o prefeito de Carlópolis, Issac Tavares, então presidente da entidade, cassado. Após muitos acordos políticos e promessas o prefeito de São José da Boa Vista, Dilceu Bona, assumiu a entidade. Em dezembro de 2009, após quase duas horas de reunião à portas fechadas na prefeitura de Japira, o nome de Luiz Liechok, prefeito de Siqueira Campos, foi eleito. A escolha não agradou muitos prefeitos, que na época acusaram pessoas de fora de fazerem manobras politicas.
Já em dezembro de 2010 a situação foi mais vexatória. Após muita discussão, prefeitos ameaçando a sair nas vias de fatos, a reunião foi marcada por abandono de prefeitos da reunião. O prefeito de Barra do Jacaré, Edmar Alboneti, foi eleito. 13 prefeitos ameaçaram fundar uma nova associação. Depois de muita conversa e acordos politicos houve outra votação e o prefeito de Joaquim Távora, Claudio Rivelino, foi eleito. Um mês depois da posse oficial, um fato pessoal o fez renunciar e passar o comando ao prefeito de Ribeirão do Pinhal, Dartagnan Fraiz. Em 2011 para evitar situações parecidas, a entidade realizou uma reunião preliminar para evitar novos confrontos diante do público.
Futuro
O prefeito de Ibaiti, Beto Regazzo, destacou que é importante reuniões mensais para debater em conjunto os problemas e projetos que são desenvolvidos em todos os municípios que compõe. Para o prefeito de Jacarezinho, Dr. Sérgio, é importante esta união e apoia a reunião mensal para debate e busca de melhorias para o Norte Pioneiro.