Assistência Social

Publicado em: 11/01/2013 11:29 | Autor: Marcos Junior / Jivago França - Dep. Comunicação

Produtores são credenciados para o Compra Direta

Aproximadamente 60 produtores rurais de Jacarezinho participaram na manhã desta sexta-feira, 11, do credenciamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PPA), mais conhecido como "Compra Direta". Ele é executado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e no Paraná tem como órgão gestor a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Central de Abastecimento (Ceasa) e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PR).

O evento que aconteceu no Sindicato Rural Patronal do município contou com a participação de Sidnei Ferreira (Secretário Municipal de Assistência Social), João Paulo Carretero (Secretário Municipal de Agricultura), Valdir Amaral (Chefe Regional da Secretaria do Trabalho), Antônio Carlos de Almeida, o Tomate, (Chefe Regional da Secretaria da Família), Eduardo Quintanilha (Sindicato Rural Patronal).

Para João Paulo Carretero é importante a participação de todos os que se encaixam nos quesitos. "Com este programa queremos auxiliar aos pequenos produtores de nossa cidade e poder oferecer alimento de qualidade aos locais que irão receber", comenta.

Em Jacarezinho, o programa que tem parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, irá atender a escolas estaduais, municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e sete entidades (AJADAVI, ABRINJA, APAE, COFADD, CADD, ASILO e CAPS). "O objetivo é tratar das adesões dos produtores", comenta Sidnei Ferreira.

O Secretário de Assistência Social ainda explica que a partir deste ano não haverá desigualdade e que todos terão oportunidade de vender seus produtos. "A política do Dr. Sérgio (prefeito) é que todos possam entregar aquilo que foi combinado. Não menos e nem a mais. Assim será uma forma mais justa e auxiliará a todos", ressalta João Paulo.

Segundo a página oficial estadual do programa, o Paraná é referência nacional na execução do Compra Direta "O sucesso desse programa no Paraná é fruto do trabalho e da dedicação de todas as pessoas que formam a rede de operacionalização como as entidades proponentes, os escritórios regionais, prefeituras, conselho estadual de segurança alimentar e nutricional e as entidades parcerias como a Emater e Ceasa", é ressaltado na página.