Publicado em: 26/04/2010 10:18 | Fonte/Agência: D.Com. | Autor: Welk Daniel

Gripe A h1n1

A Secretaria Municipal de Saúde de Jacarezinho iníciou no último dia 23 o cronograma de vacinação para idosos dentro da campanha nacional de vacinação contra a gripe A (H1N1) e a tradicional campanha de vacinação contra a gripe comum.

A diferença entre as duas campanhas, que acontecem simultaneamente, é que a vacina contra o H1N1 é para idosos com mais de 60 anos portadores de doenças crônicas, e a vacinação contra a gripe sazonal  para todos os idosos com mais de 60 anos.

Em Jacarezinho a campanha foi lançada no Asilo São Vicente de Paulo na última sexta-feira, 23, com a presença de diversas autoridades como o Vereador Wilson Ferreira, Prefeita Tina Toneti acompanhada da Secretária Municipal de Saúde, Andréia Kalil.

O lançamento da campanha contou com a presença do Pe. Rubens Lopes Coelho, da Paroquia São Pedro Apóstolo e também com a colaboração de estagiários do curso de Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde da UENP.

A Presidente do Asilo, Ana Brum, agradeceu a presença de todos e o empenho da Prefeitura no cumprimento rápido e eficaz do cronograma de vacinação que beneficia os idosos.

Segundo a Diretora do Departamento de Epidemiologia do município, Marcela Caudeira,  a meta para este ano é vacinar 4.904 idosos contra a gripe comum, e 20% desse número, cerca de 900 idosos, contra gripe H1N1.

Já no sábado, 24, segundo dia da campanha, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde registrou 1272 vacinas aplicadas, um número satisfatório para um único dia de vacinação.

Além do atendimento nos postos de saúde nos bairros, as equipes do Departamento de Epidemiologia devem visitar áreas rurais, e residências onde existem idosos acamados ou com dificuldades de locomoção.

Para um melhor atendimento residencial, pessoas com dificuldades de acompanhar idosos até os postos de saúde podem ligar para 39113050 e solicitar equipe de atendimento.