Gabinete

Publicado em: 23/04/2010 17:04 | Fonte/Agência: D.Com. | Autor: Welk Daniel

NOVAS CONQUISTAS

BRASÍLIA:

A Prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti, colocou Brasília na rota da última semana para uma série de atividades de caráter oficial.

Na pauta de Brasília, foram incluídas visitas ao FNDE, onde a Prefeita protocolou pedido de prorrogação do prazo de entrega das obras do EMEI do Jardim São Luiz.

Na agenda a Prefeita também providenciou a regularização de pendências que constavam no cadastro do FUNDEB, referentes aos anos de 2007 e 2008, o que estava impossibilitando o cadastramento do novo conselho em Jacarezinho para os exercícios de 2009 e 2010.

A Prefeita Tina estava acompanhada da Secretária Municipal de Educação Laura Lemos e dos assessores da educação Fauzy Abdalla, Controlador Interno e Silvia Laureano, Diretora de Administração e Recursos Humanos.

No segundo dia de agenda em Brasília, a Prefeita Tina foi ao Ministério do Trabalho, onde colocou em dia algumas questões sobre o Pro Jovem, programa que vem beneficiando Jacarezinho com uma série de ações.

NOVAS CONQUISTAS:

O gabinete do Deputado Federal Ângelo Vanhoni também esteve incluído na agenda da Prefeita jacarezinhense, que recebeu do Deputado a boa notícia de que Jacarezinho será contemplado com 3 EMEIS, Escolas de Educação Infantil e 2 CRAS, Centros de Referência da Assistência Social.

Ainda no gabinete de Ângelo Vanhoni, Tina Toneti participou de reunião com alguns artistas  que, na oportunidade, apresentaram uma serie de propostas  para o Deputado, que preside a Comissão de  educacao e cultura.

O ator Odilon Wagner fez várias abordagens sobre a Lei Rouanet, que beneficia a cultura com recursos federais.

A nova proposta de Deputado Ângelo Vanhoni para a área da cultura é a criação de um Conselho Nacional de Cultura, onde o governo federal destinaria 1 % da arrecadação para projetos culturais.

\"Este projeto tem um forte apelo cultural, pois a criação do Conselho Nacional de Cultura, com recursos para investimentos, dará condições de viabilizar produções culturais em varias regiões do Brasil que hoje não são beneficiadas pelo patrocínio de empresas privadas\", afirmou o Deputado Federal Ângelo Vanhoni, durante a reunião.

O ator Odilon ficou impressionado ao saber que a Prefeita Tina Toneti destina 2% da arrecadação do município para cultura e que ainda deverá publicar em breve um edital reservando 20 mil reais para apoiar projetos culturais de artista do município.

Ao perceber a sensibilidade da administração de Jacarezinho com a cultura, o ator se colocou a disposição para ser o mestre de cerimônia do Encena, Festival de Teatro, neste ano, acompanhado de outros artistas para a realização de oficinas de teatro, como forma de agradecer a Prefeita Tina pelos investimentos na área da cultura.

BATALHANDO RECURSOS:

No Ministério da Integração, a Prefeita Tina fez um rastreamento de dois processos em tramitação que beneficiará Jacarezinho com recursos para recuperação de áreas atingidas pelas chuvas do ano passado.

Um dos projetos deve reconhecer Jacarezinho como município em estado de emergência, em virtude dos estragos causados, o que possibilitará \'as famílias atingidas a utilização do FGTS para recuperação de suas casas .

Em conversa com o Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, a Prefeita recebeu a informação de que o governo Lula deve incluir os recursos pleiteados para Jacarezinho no próximo pagamento, ou seja, em um mês.

Outra importante agenda que a prefeita cumpriu foi na FUNASA, Fundação Nacional de Saúde, para verificar a liberação de recursos do PAC a serem investidos em esgoto , módulos sanitários, e abastecimento de água.

O processo em  tramitação consiste em 14 etapas, das quais, Jacarezinho já percorreu 12, o que deixou a Prefeita Tina otimista para liberação rápida de recursos.

O próximo passo para a utilização desses recursos, na ordem de 4 milhões de reais, será através de uma parceria com a Sanepar para a elaboração de um edital de contra partida.

CURITIBA:

Em Curitiba, a Prefeita Tina foi convidada pelo Ministro Paulo Bernardo e por Gleisi Hoffmann para, junto com outros prefeitos do Paraná, participar de um seminário de instrução para elaboração de projetos para a busca de recursos do PAC2.

Os municípios com até 50 mil habitantes, como Jacarezinho, poderão reivindicar recursos para habitação, creches, centros de assistência, drenagem, pavimentação, unidades básicas de saúde e patrulhas rurais.

O município de Jacarezinho já apresentou projetos no valor de 15 milhões de reais, na área de pavimentação, dentro da proposta de recursos do PAC2, \"farei quantas viagens forem necessárias para viabilizar a liberação desses recursos\", afirmou Tina Toneti.