Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 14/12/2012 14:22 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Fotos: Juliana Modotti | Autor: Departamento de Comunicação/ Prefeitura de Jacarezinho.

Norte Pioneiro é contemplado com o Programa Patrulha do Campo

Em fevereiro do ano que vem os prefeitos dos Municípios que compõem os Consórcios Intermunicipais do Norte Pioneiro, deverão assinar os convênios do Programa Patrulha do Campo do Governo do Estado do Paraná, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), afim de realizar a readequação e melhorias nas estradas rurais da região.

A afirmação veio na tarde de ontem (13), pelo diretor de Desenvolvimento da Codapar, Jair Vendrúsculo, durante reunião da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), realizada na cidade de Japira, envolvendo prefeitos atuais, eleitos e reeleitos além de autoridades estaduais e federais.

Segundo Jair, um dos objetivos do Programa é que através das melhorias das estradas rurais, seja possível a trafegabilidade durante todo o ano, diminuindo ainda os custos com a manutenção das mesmas. Estes trabalhos serão realizados a partir da disponibilização de patrulhas mecanizadas que serão usadas pelos Municípios dos Consórcios de forma revezada, tendo em média para cada um, cerca de 15 a 25 km de infraestrutura melhorada.

Ainda conforme Jair, um técnico da Codapar vai acompanhar as ações do Programa junto aos Consórcios, para auxiliar e capacitar os operadores durante a execução dos trabalhos de adequação das estradas.  "Nós vamos disponibilizar um técnico para acompanhar as ações e capacitarem os operadores para trabalharem, mesmo porque estes equipamentos não podem parar. Além disso, os Municípios não terão despesas com a manutenção dos equipamentos, pois eles são novos", frisou.

Dentro do Programa, os Consórcios ficam responsáveis pelos operadores de máquinas e gastos com combustíveis. Cada patrulha é composta por escavadeira hidráulica, trator de esteira, motoniveladora, pá-carregadeira, rolo-compactador, caminhão-comboio e cinco caminhões basculantes.

Para a prefeita de Jacarezinho e vice- presidente da Amunorpi, Tina Toneti, esta é mais uma conquista para todos os Municípios envolvidos, pensando no bem maior, que é o desenvolvimento do Norte Pioneiro. "Estou muito feliz, pois este é o resultado da união que existe entre os prefeitos dentro dos Consórcios, e esta unção fortalece as ações da Amunorpi, trazendo muitas benfeitorias em nossa região. Gostaria de pedir para que os prefeitos eleitos e reeleitos, continuem valorizando a Amunorpi, pois ela foi uma grande articuladora do desenvolvimento do Norte Pioneiro. Parabéns a todos pelos trabalhos realizados e sucesso para o futuro!", enfatizou.

Disposição das Patrulhas

Compondo o Programa Patrulha do Campo, inicialmente serão disponibilizadas 30 patrulhas mecanizadas, sendo nove para as regiões Norte e Norte Pioneiro, nove para as regiões Oeste e Sudoeste e 12 para a região Leste do Estado. O Programa Patrulha do Campo integra o Programa Estradas da Integração, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) do Estado do Paraná, que trata de todas as iniciativas referentes a estradas rurais.

Confraternização

Após a solenidade, como forma de desejar a todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo, os prefeitos receberam presentes da Amunorpi, além de uma garrafa do vinho do prefeito de Japira e anfitrião do evento, João Renato Custódio, que aproveitou para convidar a todos para prestigiarem a Festa da Uva que acontece a partir de hoje (14) até o próximo domingo, dia 16, em seu Município.