Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 26/11/2012 09:06 | Fonte/Agência: D.Com. | Autor: Dep.Cultura

Oficinas Permanents

Na noite de 23 de novembro de 2012, aconteceu o encerramento das Oficinas Permanentes no Cine Teatro Iguaçú onde, em média de 500 pessoas entre pais e amigos vieram prestigiar as apresentações culturais de 300 alunos que passaram pelo palco manifestando seus dons culturais dos mais de 600 alunos que são atendidos pelo projeto.

As Oficinas Permanentes de Cultura é um conjunto de cursos oferecidos pela Prefeitura Municipal de Jacarezinho, onde num grande desejo de nossa prefeita Valentina Helena de Andrade Toneti a 7 (sete) anos tornou-se ativo este projeto cultural. O projeto abrange hoje 19 cursos totalmente gratuitos desenvolvidos semanalmente no decorrer do ano, onde, dentre eles estão os cursos de capoeira, balé, artes plásticas, violão popular e violão erudito, curtas metragens, leitura e literatura, musicalização infantil, técnica vocal, contador de histórias, teclados, piano erudito, guitarra, contra-baixo elétrico, bateria, percussão, teatro, fanfarra e banda musical.

As aulas foram distribuídas na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes nas dependências do Departamento de Cultura, na biblioteca cidadã, no Cine teatro Iguaçú e na rede municipal de escolas.

Numa noite cultural agradável passaram pelo palco do Cine Teatro Iguaçú apresentações com a banda musical municipal (atual campeã Paranaense 2012 como Banda Musicai Juvenil de Marcha), três níveis de estudo de balé distribuídos em quatro apresentações, dentre elas o curso Baby Class de balé, o 1º ano de balé e o grupo experimental de balé, os quais encerraram suas apresentações com a junção de todas as turmas de balé fazendo uma homenagem aos pais e amigos desejando um Maravilhoso 2013 e Feliz Natal a todos. Seguindo as apresentações aconteceu as participação do grupo de capoeira com crianças das escolas municipais homenageando o encerramento da semana da Consciência Negra, uma vez que fora comemorado no ultimo dia 20 de novembro o DIA NACIONAL DA CONCIÊNCIA NEGRA, o qual também recebeu uma homenagem da CIA de Teatro Juventude (grupo formado nas aulas das oficinas permanentes) onde se apresentaram homenageando Zumbi dos Palmares com a peça ESTRIPULIA. Dando sequência à noite aconteceram as apresentações do grupo de violões populares, também da turma de técnica vocal e do curso de piano, e finalmente, encerrando a noite com varias formações de bandas de garagens as quais fecharam uma noite muito agradável e sutil de homenagens e agradecimentos dos alunos e professores aos pais que confiaram em seus talentos e nos cursos oferecidos pelas Oficinas Permanentes municipal de cultura.

Aos olhos orgulhosos do Diretor Geral do Departamento de Cultura Carlos Henrique Costa, este encerramento mostrou todo o carinho e dedicação dos alunos e professores que fizeram deste encerramento uma noite de vitórias no que se diz conhecimento, educação e cultura, mostrando a toda comunidade que o município de Jacarezinho tem muitos talentos com qualidade e crescimento no que se diz respeito às diversidades culturais.