O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Jacarezinho promove desde a última segunda- feira, 19, a campanha "Fique Sabendo", que tem como objetivo, a realização do diagnostico precoce de doenças como HIV, Sífilis, Hepatite B e C, além do tratamento oportuno para cada caso e paciente.
A campanha segue até o dia 1º de dezembro, quando é comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Aids, porém, os exames podem ser feitos até o fim do ano, através do teste rápido, que fica pronto em 30 minutos e não precisa de pedido médico. Este teste pode ser feito das 8h às 16h, no prédio da Vigilância Epidemiológica, que fica na avenida Getulio Vargas, 1085 - ao lado do Polo de Ginástica. Para realizar o exame, é necessário portar um documento com foto.
Conforme dados do Ministério da Saúde, de 2005 (quando o teste rápido foi implementado no país) a 2011, houve aumento de 340% no número de testes ofertados (de 528 mil para 2,3 milhões). De janeiro a setembro deste ano, 2.127.790 unidades do exame já foram distribuídas. A expectativa é fechar 2012 com a remessa de cerca de 2,9 milhões, apenas para detecção do HIV.
Para saber se você precisa fazer o teste, segue alguns fatores de risco:
Transar sem camisinha (neste caso, o teste deve ser feito 30 dias após o ato); fazer tatuagem; colocar piercing; compartilhar alicates de unha; usar drogas injetáveis; compartilhar objetos para uso de drogas (cocaína, anabolizantes); entre outros.