Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 08/11/2012 15:40 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação/ Prefeitura de Jacarezinho.

Alunos recebem a visita de artistas durante projeto Fejacan nas Escolas

Dando continuidade à programação do projeto Fejacan nas Escolas, alguns dos artistas que vão se apresentar no Festival Jacarezinhense da Canção (Fejacan), na noite desta quinta e sexta- feira visitaram as crianças da rede Municipal de ensino de Jacarezinho, durante o período da manhã e da tarde desta quinta-feira, 08.   A visita marca o segundo dia de atuação do projeto, que deverá ser encerrado amanhã, 09.

Hoje, quatro instituições foram agraciadas com a visita dos artistas, sendo elas as Escolas Municipais de Educação Fundamental (Emef's) Dr. João de Aguiar, Ismênia de Lima Peixoto, Prof. Silvestre Marques e Vera Cecília Lamin.

Os alunos do 1º, 4º e 5º ano da Emef Dr. João de Aguiar conheceram a Banda Dona Chica, de Joinvile/ SC. Com o estilo musical classificado como samba/ canção, o grupo mostrou aos alunos a música "Perdoei", que será apresentada durante o Festival.

Para a diretora da escola, Carla Cristiane Garcia, a iniciativa do projeto só vem a somar no cotidiano escolar das crianças. "Essas apresentações e oficinas que os músicos desenvolvem, trazem aos alunos, a oportunidade de conhecer melhor a música e tudo o que ela envolve, inclusive os instrumentos. Nessa idade, as crianças estão começando a pegar o gosto pela música, por isso, referências são sempre bem vindas", disse.

Na Emef Ismênia de Lima Peixoto, os alunos do 4º ano A e B e os do 5º ano A, receberam a visita de Luiz Salgado, de Araguari/MG. Na oportunidade ele conversou com as crianças e apresentou as duas músicas que deverá tocar durante o espetáculo: "Carcará, guardião do Serrado" e "João sem chão".

Segundo a diretora Patrícia Martoni, o Fejacan nas Escolas desperta nas crianças, a valorização da cultura e da música, além de enriquecer muito mais o aprendizado dos alunos tanto em sala de aula, como em sociedade, na formação de cidadãos. Ela explica ainda que os alunos que acompanharam a visita do músico participam das oficinas de musicalização da escola. "Nossos alunos frequentam as oficinas de violão, flauta e órgão, por isso, estão um pouco mais familiarizados com essa realidade e com essa forma de expressão cultural que a música possibilita", afirmou.

Já na Emef Silvestre Marques, a dupla Lucas & Rômulo, de Teresina/PI, visitaram os alunos do 4º e 5º ano do período da tarde, apresentando a canção "Luna Serena". Para a diretora, Magali Moreira Gonçalves, a iniciativa agrega muito para o interesse musical das crianças. "Desde fevereiro nós trabalhamos com um projeto de musicalização em nossa escola e após essa visita, tenho certeza que nossos alunos ficarão ainda mais entusiasmados com as aulas práticas e teóricas ministradas pelo professor Gabriel", contou.

Finalizando as visitas realizadas nesta quinta- feira, a artista Deisy Araujo, de Diadema/ SP, apresentou sua canção "Pra Mendonza" para os alunos do 1º, 2º, 3º e 4º ano da Emef Vera Cecília Lamin. A diretora Luciana Alves Ferreira de Oliveira, destaca que o projeto possibilita o acesso das crianças com o universo da música. "O Fejacan nas Escolas é muito importante, pois as crianças passam a ter um novo olhar sobre a música, e uma nova percepção cultural", frisou.

De acordo com o gerente executivo do Serviço Social do Comércio, (Sesc) Jacarezinho e do Núcleo de Santo Antonio da Platina, Sérgio Tibúrcio, o Fejacan nas Escolas foi inserido na programação do Festival em moldes semelhantes ao realizado na Mostra de Música Cidade Canção (Femucic), de Maringá.

"Paralelo às apresentações, músicos participantes da mostra foram convidados a levar um pouco da regionalidade musical brasileira a oito instituições de ensino de Jacarezinho. Realizado desde o ano passado, o projeto possibilita a aproximação do público infanto-juvenil das mais diversas culturas, diferentes estilos e gêneros da música brasileira, contribuindo também para a formação de plateia", explicou.

Conforme o cronograma do projeto, amanhã, sexta- feira, 09, as visitas serão realizadas na Emef Prof. Johann Probst, com Noneto Costa, de Tatuí/SP e na Emef Maria Tereza Andrade Quevedo, com Valdir Verona, de Caxias do Sul/RS.