Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 05/11/2012 15:38 | Fonte/Agência: Texto: Assessoria de Comunicação IFPR- Jacarezinho/ Juliana Modotti/ Fotos: Juliana Modotti | Autor: Departamento de Comunicação/ Prefeitura de Jacarezinho.

IFPR de Jacarezinho realiza sua primeira formatura

Aconteceu na ultima semana, no Conjunto de Amadores de Teatro (CAT), a formatura da primeira turma dos cursos Técnicos em Eletromecânica, Informática e Alimentos do Instituto Federal do Paraná (IFPR)- Campus Jacarezinho.

A sessão solene de certificação contou com as presenças do Reitor Substituto do IFPR, professor Ezequiel Westphal, do Diretor Geral do Câmpus Jacarezinho, Gustavo Villani Serra, coordenadores de curso e outros servidores do campus. A Prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti esteve presente na cerimônia compondo a mesa de autoridades.

Na ocasião, ela agradeceu aos servidores pela qualidade de educação implantada pelo IFPR e ressaltou a importância da instituição para a região. Ela também parabenizou a todos os alunos que se formaram e lembrou das dificuldades encontradas nos primeiros anos do IFPR. "Antigamente, o bairro Panorama não tinha nada disso, e quando instalamos o Instituto Federal, os alunos enfrentaram as vacas, as porteiras, a falta de asfalto e de iluminação para poderem estudar. Com muita determinação, superaram todas as barreiras, acreditaram num futuro melhor e hoje estão se formando. Nossas vitórias são feitas de escolhas, de persistência, preparo e oportunidades. Assim como eu acreditei, e trouxe e continuo trazendo as melhorias de infraestrutura para o IF, vocês também acreditaram, por isso, obrigada", disse.

Cerca de 15 estudantes do IFPR, que começaram a frequentar o campus em 2010, receberam suas certificações como técnicos, na presença de amigos e familiares.

A oradora das turmas, Pâmela Neves Ferreira de Souza, fez um discurso de agradecimento e de retrospectiva dos principais momentos vivenciados pela turma, destacando as dificuldades iniciais e as grandes conquistas que marcaram a trajetória desses primeiros jovens a concluir um curso técnico pelo IFPR de Jacarezinho. "Temos muito orgulho em fazer parte dessa história de formação da 1ª turma de Técnicos pelo Instituto Federal do Paraná no Campus Jacarezinho", afirmou Pâmela durante seu discurso.

Gustavo Villani Serra, diretor do câmpus, valorizou em sua fala o aspectos dos novos horizontes e das perspectivas de uma vida profissional ainda melhor e colocou o IF a disposição dos egressos para atualizarem seus conhecimentos.

Para encerrar  cerimônia, o Reitor substituto, Ezequiel Westphal, falou da missão dos institutos federais em dar oportunidade para todos no acesso ao ensino de qualidade, independente de sua condição econômica; "nossos programas de inclusão social fazem dos institutos federais escolas comprometidas com comunidade e com a educação para todos", afirmou Westphal.

Após a sessão os já formados pousaram para fotos com os amigos, familiares e convidados.

Segundo a direção do Campus a próxima sessão de certificação deve acontecer no inicio do próximo semestre.