Assistência Social

Publicado em: 30/10/2012 16:12 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação/ Prefeitura de Jacarezinho.

Prefeitura Municipal de Jacarezinho entrega ônibus adaptado para a Apae

A Prefeitura Municipal de Jacarezinho, realizou na tarde de ontem, 29, a entrega oficial do ônibus da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), que possui capacidade para 36 passageiros, dois postos para cadeirantes, elevador, entre outros elementos importantes para a acessibilidade.

Com a doação, a entidade passa a oferecer mais conforto no transporte escolar, além de uma maior mobilidade para os alunos da escola, e para os que recebem atendimento no Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência.

A solenidade aconteceu às 16h e reuniu alunos, pais, professores, coordenadores, psicólogos e demais funcionários da entidade, representados pela presidente da Apae, Ana Sílvia Diniz,que durante a sua fala, agradeceu à prefeita Tina Toneti. "Lembro-me bem de seu esforço, junto ao Deputado Chico da Princesa, para que isso tudo fosse possível. Se não fosse a sua garra, com certeza, nada disso estaria aqui hoje. Obrigada", disse.

Representando a Prefeitura Municipal, estavam a secretária de Assistência Social Eva Cristina Uribe Rocha, a secretária de Educação, Cultura e Esportes Laura Lemos Gomes do Amaral e a própria prefeita Tina Tineti, que destacou os diversos trabalhos realizados em prol da Apae durante seus oito anos de gestão.

"É uma alegria imensa estar aqui hoje, fazendo a entrega de mais um veículo. Ao final de oito anos, estamos coroando a Apae com esse ônibus que irá ajudá-los tanto no transporte como na questão da própria acessibilidade. Temos muito orgulho em dizer, que através destas parcerias, hoje a Apae de Jacarezinho é a melhor da nossa região e talvez, uma das melhores do Estado, resultado de um trabalho sério, e de toda uma estrutura para que não falte nada para os nossos alunos", citou.

Tina falou ainda dos investimentos e dos convênios firmados para a aquisição de uma Van (entregue para a Apae no mês de maio) e do ônibus entregue agora, explicando que tudo partiu de uma emenda parlamentar do então Deputado Federal Chico da Princesa, com contrapartida do município.

"Inicialmente, os recursos seriam destinados para a construção de uma piscina térmica coberta, porém, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), não previu naquele ano, uma ação para esta aplicação. Assim, após consultar a direção da Apae e o então Deputado Federal Chico da Princesa, nós alteramos o objeto do documento para um ônibus adaptado e uma Van para não perdermos os recursos da emenda", explicou.

Os vereadores Wilson Ferreira, Luciane Alves, Wanderlei Amâncio de Moraes e o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Tonet, também compareceram. Na ocasião, Ricardo Tonet destacou todo o apoio cedido à Prefeitura Municipal, através da aprovação dos Projetos de Lei em benefício da Apae de Jacarezinho. "Sempre aprovamos com unanimidade os projetos em nome da Apae, por isso, estamos aqui hoje, festejando a entrega de mais um veículo", reforçou.

Outros investimentos

A prefeitura municipal ajuda a Apae e contribui de diversas formas para promoção da inclusão e da igualdade dos alunos da instituição. Uma prova disso foi a construção do Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência "Plínio Fortes Alcântara", inaugurada em junho de 2008. A emenda no valor de R$170 mil, mais uma vez, foi aprovada com o apoio do Deputado Chico da Princesa.

Hoje, o local atende as 140 crianças, com o apoio dos professores cedidos pela Secretaria Municipal da Educação e dos 14 técnicos que prestam atendimentos de saúde aos alunos.

Subvenções

A Secretaria Municipal da Educação ainda repassa para a Apae, uma subvenção no valor de R$145 mil por ano, (R$12 mil por mês) para auxiliar nas despesas de materiais de consumo e prestação de serviços.

Através do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), o Governo Federal transfere para o Município, uma verba de R$5.746, 90, ao mês. O valor também é repassado para a Apae, que com toda essa ajuda dos órgãos  Federais e Municipais, mantêm a escola Maria de Nazaré e o Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência.