Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 30/10/2012 11:05 | Fonte/Agência: Texto: SESC Jacarezinho / Fotos: SESC Jacarezinho | Autor: Departamento de Comunicação/ Prefeitura de Jacarezinho.

Hoje tem apresentação do quinteto Cinco de Cordas no CAT

Hoje, a partir das 20h, o Conjunto Amadores de Teatro (CAT) de Jacarezinho, abrirá suas portas para a população prestigiar gratuitamente, a apresentação do Cinco de Cordas, quinteto de instrumentos clássicos que vem democratizar a música de Curitiba , tornando popular e divertido até os mais eruditos dos repertórios. Formado por um grupo de artistas que não tem medo de palco, de humor ou de teatro, seus concertos são sempre imprevisíveis e, portanto inesquecíveis!

A apresentação compõe uma das atrações do Projeto Música de Câmara, realizado pelo Sistema Fecomércio Sesc Paraná, e tem como objetivo, apresentar uma série de concertos que buscam agregar conhecimento e valorização da cultura musical brasileira. A música do Brasil, rica e diversificada quanto a estilos, gêneros, ritmos e formas, precisa ser ouvida e conhecida em seu contexto, bem como os seus compositores.

O desenvolvimento do Projeto Música de Câmara prevê dois momentos de integração com a comunidade. Além dos concertos proporcionados ao público em geral, que estreita a relação entre desenvolvimento musical e desenvolvimento intelectual, são realizados concertos didáticos para escolas agendadas, aproximando a música brasileira das crianças e adolescentes.

A somatória desses dois momentos contribui de forma significativa para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc com vistas à formação de plateia. Vale ainda ressaltar que a opção de desenvolvimento de um projeto musical camerístico, visa o incentivo de novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, pois as apresentações acontecem em caráter intimista, essencialmente acústico que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

Cinco de Cordas

Nos violinos, Marcos de Lazzari e Martina Lohman, na viola Leila Tascheck, no violoncelo Pericles Gomes e no contrabaixo Kiko Vargas. Nesta serie de eventos conta com a participação do violinista e compositor Alexandre Brasolim de Magalhães.

O grupo teve inicio a partir da convivência destes músicos dentro da Orquestra de Câmara da PUCPR. Atuam desde 2008, tendo realizado dezenas de apresentações no Paraná e Santa Catarina.

Já se apresentaram nos municípios de Curitiba, São Jose dos Pinhais, Toledo, Maringá e Londrina, alem de Joinville, Brusque, Jaraguá do Sul entre outras cidades. Também atuam regularmente na Universidade Positivo. Já gravaram especiais para a Redevida  brasileira de televisão. O Cinco de Cordas serve de base para  apresentações com o Maestro e Pianista João Carlos Martins quando das suas apresentações no sul do Brasil. Também realizaram diversos concertos em São Paulo, bem como concertos em eventos e congressos no Rio Grande do Sul.

O grupo também serve de base para a recém lançada Curitiba Sinfônica, que grava este ano o primeiro DVD da serie compositores paranaenses: Uma homenagem ao Henrique de Curitiba. A qualidade dos músicos individualmente se multiplica quando atuam juntos, pois existe uma empatia muito grande entre os seus componentes.  O repertório é variado e eclético, com incursões dentre os clássicos mais populares, mas também dos populares mais clássicos.