Saúde

Publicado em: 29/10/2012 11:05 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação/ Prefeitura de Jacarezinho.

Campanha é encerrada nesta segunda-feira em Jacarezinho

As equipes da Secretaria Municipal da Saúde de Jacarezinho, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), estão reunidas em frente aos Correios, nesta segunda-feira, 29, desde às 8h30, fazendo uma manifestação em alusão ao "Outubro Rosa", movimento de mobilização contra o câncer de mama, reconhecido e comemorado no mundo todo.

A ação marca o encerramento da campanha na cidade de Jacarezinho, e esta sendo realizada através de distribuição de panfletos informativos, dentre outros materiais provindos do Ministério da Saúde. As equipes também estão dispostas a tirar dúvidas da população presente e a esclarecer qualquer informação.

Durante o mês, diversas foram as ações voltadas para a conscientização do câncer de mama e do colo do útero.

Segundo a coordenadora de atenção básica do Município, Melina Spagnuolo, além dos atendimentos realizados nos postos de saúde, inclusive em período noturno, as equipes da saúde da família, se deslocaram até algumas empresas da cidade, afim de oferecer atendimento ao quadro de funcionárias.

Ela destaca ainda, que no Município, desde o início do ano, oito mulheres foram internadas por câncer de mama, do qual, cinco vieram à óbito. Em relação ao câncer de colo do útero, Melina explica que de janeiro até o momento, cinco mulheres passaram por internação.

"É muito importante que as mulheres tenham a consciência da necessidade de realizar os exames das mamas e os preventivos, periodicamente, pois o câncer de mama e de colo do útero são doenças que, infelizmente ainda matam muitas mulheres no Brasil. Isso não precisava acontecer, pois quando descoberto precocemente, essa mulher não precisa morrer, nem tão pouco passar por cirurgias que mutilam o corpo, quimioterapia, nem nada disso", frisou.

O movimento

O "Outubro Rosa" surgiu nos Estados Unidos, na década de 90, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen para a Cura do Câncer e distribuído aos participantes da primeira corrida pela cura, realizada em Nova York, em 1990.

Desde então, várias outras ações foram desenvolvidas no mês de outubro, como iluminação de monumentos públicos na cor rosa, em alusão à campanha.