Saúde

Publicado em: 24/10/2012 16:24 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação/ Prefeitura de Jacarezinho.

Estratégias para o mutirão de limpeza são definidas pelo Comitê da Dengue

Na reunião do Comitê Intersetorial de Combate à Dengue desta quarta- feira, 24, mais uma vez, foram reforçadas as ações do mutirão de limpeza agendado para o dia 24 de novembro, que deverá marcar o "Dia D de Combate à dengue" no Município de Jacarezinho. Na ocasião, o educador sanitário e membro do Comitê, Luiz Carlos Ferreira, apresentou uma palestra contendo todas as informações necessárias e as estratégias a serem seguidas para que o mutirão obtenha sucesso.

Diversos líderes da comunidade foram convidados a participar da reunião, visando o esclarecimento de dúvidas e a disseminação dos tópicos abordados, afim de que estes repassem aos seus subordinados, familiares, colegas, vizinhos, entre outros, a necessidade da participação de todos, tanto na limpeza de seus quintais, como no dia do mutirão, ajudando a percorrer os diversos bairros do Município.

Dentre os líderes convidados, compareceram o representante do Corpo de Bombeiros de Jacarezinho e a representante do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi), que se propuseram a viabilizar ajuda através da conscientização, para que um maior número de pessoas participe da ação.

A procuradora geral do Município, Leana Baccon, afirma que os líderes que não compareceram serão novamente convidados a participar na próxima reunião do Comitê. "Com a presença dos líderes, nós podemos tirar dúvidas, repassar questões da organização e quais serão os procedimentos para a ação. Além disso, conseguiremos definir, como cada um deles poderá nos ajudar, tendo em vista que mutirão é composto basicamente por voluntários. Nós precisamos de muita mão de obra, e com o apoio desses líderes, com certeza teríamos um maior número de pessoas adeptas à causa", explicou.

Ainda segundo a procuradora, a maior necessidade do momento é a mão de obra masculina, tendo em vista que os materiais a serem recolhidos são pesados. Ela ainda reforça o convite para que a população ajude, quando presenciar as equipes trabalhando nos bairros. "O pessoal que participa da limpeza, sai de seu bairro para limpar o bairro do outro, por isso, a ajuda de todos é muito importante. Vamos despertar a consciência de cidadão, e cada um fazer a sua parte para que a epidemia de dengue não volte a atingir nossa cidade, como infelizmente já aconteceu", lembrou.

A próxima reunião do Comitê Intersetorial de Combate a dengue será no dia 07 de novembro, na sede do Cisnorpi, na sala de reunião dois, a partir das 8h30. Lembrando que as reuniões são abertas à população e interessados em participar e colaborar estão convidados.