E se as plantas não fossem chamadas pelos nomes e, sim, pelos sentimentos que elas transmitem? Assim acontece no jardim da casa de Clarinha, personagem principal do espetáculo "O Jardim das Virtudes", do Grupo Almazém Teatro de Bonecos, que vai se apresentar nesta terça-feira, dia 23, em Jacarezinho. Com 45 minutos de duração e indicado a crianças de todas as idades, a peça trata sobre amizade, solidariedade, cidadania e demais valores importantes para a formação da sociedade.
Para Gil Gabriel, autor e diretor do espetáculo, a ideia é levar conhecimento, de forma lúdica, para pessoas. "Por meio da Lei Roaunet e do projeto Conta Cultura (da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná), vamos levar o teatro, gratuitamente, para as crianças de escolas públicas. Nosso roteiro inclui 50 cidades do interior paranaense, em parceria com os municípios", explica.
No palco, serão mais de 20 bonecos manipulados apenas por dois atores. "A proposta de nossos espetáculos é pautada nos princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum; nos princípios políticos dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática; nos princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais", cita a equipe.
Em 2010, segundo Dnize Castro, produtora cultural da peça, o Grupo Almazém apresentou-se com o mesmo espetáculo para aproximadamente 15 mil crianças de vários estados brasileiros e, agora, por meio do Conta Cultura, pretende atingir um público ainda maior só no Paraná. "Naquela época foram 42 apresentações. Neste projeto, temos 50 cidades e, em cada uma delas, duas apresentações. Dividimos o roteiro em cinco etapas que iniciam neste mês e estão previstas para terminar apenas em fevereiro de 2013. Esperamos atingir um público de 36,4 mil crianças neste projeto", conta.
Em Jacarezinho, as apresentações serão no Cine Teatro Iguaçu às 15h e às 16h15. Interessados podem entrar em contato com o departamento de cultura do município, responsável pelos agendamentos com as escolas. O espetáculo é indicado ao público infantil e a participação é gratuita.
Sobre o Grupo Almazém
O Grupo Almazém Teatro de Bonecos foi fundado em 2002 com a missão de renovação plástica, pesquisa e aprofundamento da arte do teatro de bonecos. O Grupo já teve espetáculos reconhecidos, como "O Cirandeiro", que em 2005 obteve duas premiações no Prêmio Gralha Azul - maior premiação do teatro paranaense - nas categorias: "Melhor Espetáculo Infantil" e "Melhor Ator". No mesmo ano, foi indicado a dois outros títulos: "Melhor Texto" e "Melhor Espetáculo Infantil". O Almazém traz em seu currículo as peças "Os Bichos", "Palhaço e o Nariz" e "A Menina que Morava no Arco-Íris", já exibidas em diversas cidades do Brasil.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.