Assistência Social

Publicado em: 15/10/2012 15:26 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Fotos: Cras Aeroporto | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Cras de Jacarezinho encerra com sucesso a Semana do Idoso

Na manhã da última quinta-feira, 11, foi encerrada a programação da Semana do Idoso, promovida pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Jacarezinho, através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Vila São Pedro e bairro Aeroporto. As atividades tiveram início na segunda-feira, 08, e contaram com a participação dos idosos que compõem os grupos de encontros semanais "Flor da Idade" de cada unidade.

Conforme explica a psicóloga Rosana Alonso, foram realizadas diversas ações com ambos os grupos. "Realizamos trabalhos lúdicos e educativos, através de palestras, jogos e atividades de lazer, visando propor reflexões sobre os vínculos afetivos e promover o resgate social dos idosos", disse.

No primeiro dia, as atividades foram realizadas no Cras da Vila São Pedro, com a coordenação da Assistente Social Graciele Olante Privideli. "Através de parcerias com as equipes de Saúde do Município, realizamos aferição de pressão e testes de glicemia, além também de um café da manhã. O grupo 'Flor da Idade' da nossa unidade é composto por 16 integrantes", afirmou.

Na terça-feira, 09, os grupos se encontraram e se deslocaram, com o auxilio de transporte Municipal, até uma chácara próxima à cidade, onde realizaram um piquenique. Na quarta-feira, 10, os grupos voltaram a se encontrar no Cine Teatro Iguaçu, onde assistiram o filme "A era do gelo 4".

Na quinta- feira, 11, foi realizado um café da manhã no Cras do bairro Aeroporto, marcando o encerramento da Semana do Idoso. Para a coordenadora do local, Meire Martoni, o resultado da ação foi positiva. "Foi muito bom, pois tivemos uma grande participação e eles se divertiram muito. Além destes momentos de lazer, e integração com a sociedade, realizamos palestras, quando eles puderam refletir sobre os cuidados que devem ter, sobre os direitos dos idosos e sobre seus vínculos familiares" ressaltou.

A coordenadora explica ainda que além da parceria firmada com as equipes de Saúde do Município, também houve a participação dos profissionais de fisioterapia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp). "Estes profissionais realizaram diversas atividades físicas, como brincadeiras de roda e movimentação do corpo, além de ministrarem palestras sobre a hipertensão e outros assuntos ligados à saúde. Fora isso, eles também aplicaram alongamentos com os nossos idosos, ensinando- os a como se preparar para qualquer atividade física", explicou.

Sobre os grupos

A formação dos grupos "Flor da Idade" em ambos os Cras, foi retomada em junho deste ano e desde então, são realizados encontros semanais, aumentando cada vez mais o número de participantes. A psicóloga Rosana explica que a presença dos idosos nestes encontros é um compromisso. "Cada idoso possui a sua carteirinha de presença, e a cada cinco presenças, realizamos um sorteio de brindes, cestas básicas, entre outras coisas. Além disso, eles gostam muito de participar, é uma forma de interagir socialmente e aprender mais", explicou.

As reuniões acontecem todas as segundas- feiras, a partir das 14h no Cras do bairro Aeroporto e todas as terças- feiras, às 15h no Cras da Vila São Pedro. Além disso, todas as terças- feiras, das 7h30 às 9h os idosos de ambas as unidade participam de atividades na Academia da Terceira Idade (ATI) do bairro Aeroporto, através de uma parceria com o Departamento Municipal de Esportes, que cede um profissional para acompanhar os exercícios.