Publicado em: 08/04/2010 14:37 | Fonte/Agência: D.Com. | Autor: Welk Daniel

Urgência e Emergência

A Prefeita Tina Toneti, acompanhada do Vice Prefeito Beto Rocha, recebeu nesta manhã de quinta-feira, 08, uma ambulância do SAMU, através do Deputado Estadual Ênio Verri, que veio a Jacarezinho oficializar a entrega do veiculo.

O SAMU/192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência.
Com o SAMU 192, o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

O Deputado conversou com a equipe da Prefeitura, secretários municipais e diretores de departamento, e falou do importante trabalho que os governos Estadual e Federal vem realizando para oferecer melhores condições de atendimento a toda comunidade de Jacarezinho e região na área da saúde.

Na mesma oportunidade o Deputado Ênio também entregou um veiculo ambulância para a Secretaria Municipal de Saúde de Jacarezinho, conquista esta, que Ênio viabilizou ainda quando Secretário Estadual de Planejamento do Paraná.

A Presidenta da Câmara Municipal de Vereadores, Maria Luiza Boberg, cumprimentou o Deputado Ênio e agradeceu, em nome da Câmara de Vereadores, presente também através dos vereadores Zola, Macalé e Dr. Nilton.

A Secretária Municipal de Saúde de Jacarezinho, Drª. Andréia Kalil, informou que a esta unidade móvel de atendimento entrará em operação no segundo semestre, pois o governo do estado deverá providenciar estrutura fixa de atendimento, bem como a contratação de profissionais.

Em Jacarezinho a Prefeita Tina criará o UPA, Unidade de Pronto Atendimento, sendo que o município receberá nos próximos meses mais uma ambulância com estrutura de UTI para completar o novo sistema de atendimento.