Assistência Social

Publicado em: 10/10/2012 12:21 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Residencial Santa Helena recebe seus primeiros moradores

Nesta semana, a Prefeitura Municipal de Jacarezinho, através da Secretaria de Assistência Social, autorizou a ocupação de parte das casas do Residencial Santa Helena, para os contemplados no programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal. Até então, os moradores residiam na comunidade conhecida como Patolândia, que deverá ser extinta, por se tratar de um local de invasão e moradias irregulares.

Nos próximos dias, aproximadamente 37 famílias desta comunidade, e outras 16 que foram atingidas pela enchente e moravam em situação de risco, deverão mudar de endereço e adentrar suas novas residências, realizando o sonho da casa própria.

Para a prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti, estas ações simbolizam uma revolução no Município, tendo em vista que estas pessoas estavam há mais de 20 anos morando em situação de risco, em casas inapropriadas. "Nosso governo se preocupa com as condições de moradia, tanto é que realizamos desfavelamentos e urbanizações. Estamos muito felizes com a mudança destas famílias para o Residencial Santa Helena, pois agora sim, eles terão um lugar digno para morar", frisou.

A secretária de Assistência Social, Eva Uribe Rocha, afirma que esta é mais uma realização de sucesso da Prefeitura Municipal de Jacarezinho, em busca de melhores condições de vida para todos. "Muitas dessas pessoas viviam em situações difíceis, sem acesso à fatores essenciais como o saneamento básico. Agora, eles poderão viver com um pouco mais de conforto e qualidade de vida", afirmou.

Eva ressalta que os ligamentos de energia elétrica estão sendo feitos aos poucos, conforme a demanda da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). "Nós fizemos uma listagem dos beneficiados. Após o cadastro destas famílias, já é liberada a energia elétrica na casa", explicou.

Após a desocupação da Patolândia, as casas e os barracos serão completamente demolidos, por isso, muitos moradores estão recolhendo madeiras, telhados, janelas entre outros materiais que ainda podem servir.

Lurdes Pereira Rosa, moradora do local há 19 anos, recolhia seu telhado na tarde desta terça-feira. Ela agradece a Deus pela oportunidade de estar indo morar em um lugar melhor, e reconhece o trabalho da prefeita Tina. "Graças a Deus hoje temos uma casa digna para morar. Isso nós devemos à Tina, que prometeu e está cumprindo.", disse.

Conforme a prefeita, todas as obras prometidas durante a campanha eleitoral de 2009 serão cumpridas até o dia 31 de dezembro deste ano. O Residencial Santa Helena é uma delas e oferece aos novos moradores, uma casa com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. O repasse da União foi de R$750 mil, em contrapartida, o investimento do Município de Jacarezinho é de aproximadamente R$450 mil.