Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 03/10/2012 16:34 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Projeto “Caminhos da Leitura” termina nesta quinta-feira em Jacarezinho

Para marcar o último dia do projeto itinerante "Caminhos da Leitura", realizado na Biblioteca Cidadã de Jacarezinho, os alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) Ismênia de Lima Peixoto, visitam o local nesta quinta- feira, 04, durante o período da manhã e da tarde, com a proposta de desenvolver atividades de leitura e recreação, junto aos professores.

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Jacarezinho, o projeto foi realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), com patrocínio da EcoNorte, através da Lei Rouanet, disponibilizando à toda a comunidade, 500 títulos de literatura brasileira e estrangeira, infantil, infanto-juvenil e adulta.

Segundo a secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Laura Lemos Gomes do Amaral, durante os dois meses de realização, mais de mil alunos da rede Municipal de ensino, visitaram o espaço, com a proposta de aprimorar a leitura e realizar atividades culturais. "Estamos muito felizes com o resultado do projeto, pois nossas crianças tiveram acesso à leitura, contação de histórias, piqueniques culturais entre outras atividades que vão de encontro com o grau de escolaridade de cada turma, desde o ensino infantil até o fundamental", destacou.

Laura frisou ainda que o projeto foi aplicado de forma diferenciada no Município, motivando ações que vão além da leitura.  "De início, o projeto seria levado para a rede de ensino, porém, todos concordamos em aplicá-lo na Biblioteca Cidadã, para que as crianças conhecessem aquele espaço. Isso foi maravilhoso, pois além de mostrar aos alunos que Jacarezinho possui uma biblioteca Municipal; durante o trajeto, seja de ônibus escolar, ou a pé, os professores trabalharam o senso de localização das crianças e os lugares importantes da cidade, como a praça São Benedito, praça Rui Barbosa, Catedral, entre outros pontos históricos",  salientou.

Dentre as escolas que visitaram a Biblioteca Cidadã, estão a Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Tia Chiquinha, e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Vera Cecília Lamin, Ruth Pimentel, Renato Azollini, Maria Tereza Quevedo, Silvestre Marques e Ismênia de Lima Peixoto. "Agradecemos imensamente ao Sesi , à EcoNorte e à equipe da Prefeitura pelo sucesso do "Caminhos da Leitura" em Jacarezinho", reforçou a secretária de Educação.

Para o diretor geral da Biblioteca Cidadã, Luiz Henrique Hartmann, foi muito gratificante receber os alunos durante o projeto. "Isso deu visibilidade à nossa biblioteca Municipal e com estas visitas, pudemos realizar diversos cadastros para que as crianças tenham acesso aos nossos livros", afirmou.

Ele explica que o local possui um acervo próprio de aproximadamente dois mil livros e que interessados em fazer a carteirinha, podem comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h, munidos com RG, CPF e comprovante de residência.