Geral

Publicado em: 26/09/2012 14:30 | Fonte/Agência: Setor de Comunicação Policia Militar do Paraná | Autor: 2CRPM-2BPM-P5

2º Comando Regional e GRAER será instalado em Londrina

Acontece, nesta sexta-feira (28), a inauguração das instalações do 2º Comando Regional de Polícia Militar e GRAER (Grupo Aéreo - Resgate Aéreo) em Londrina. A Solenidade será às 14h30 na nova sede, localizada na Av. Santos Dumont, 893.

Estarão presentes no evento o Governador do Estado do Paraná, Beto Richa, o Secretário de Segurança Pública, Cid Marcus Vasques, o Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, Roberson Bondaruk, Comandantes dos batalhões e Companhias pertencentes ao Comando Regional, Comandante do GRAER, Prefeitos da região, Juízes, Promotores, Delegados, Deputados, entre outras autoridades locais e regionais.

Os Comandos Regionais foram criados a partir do desmembramento dos antigos comandos do Policiamento do Interior (CPI) e Policiamento da Capital (CPC) que eram responsáveis pelo gerenciamento administrativo e operacional de todas as Unidades Policiais Militares do Paraná.

Os Comandos Regionais de Polícia Militar (CRPM) são escalões intermediários de comando, responsáveis pelo policiamento ostensivo e pela preservação da ordem pública perante o Subcomandante-Geral da Polícia Militar. Eles atuam como órgãos de planejamento, coordenação dos batalhões e companhias de polícia militar, responsáveis pela organização, supervisão, fiscalização, direção e controle das atividades no âmbito de suas respectivas circunscrições territoriais.

O 2º Comando Regional foi efetivamente instalado em Londrina no dia 28 de Dezembro de 2010, com sede provisória no Jardim Botânico. O 2º CRPM tem como responsabilidade oito unidades operacionais, sendo 5 Batalhões e 3 Companhias independentes, abrangendo 90 Municípios da Região Norte.

O GRAER está sediado em Curitiba, no Hangar 23 do aeroporto do Bacacheri, desde outubro de 2010 e agora em Londrina será instalada a primeira base operacional no interior do estado, dentro da sede do 2º CRPM.

A missão do GRAER é o apoio aéreo no policiamento ostensivo, no socorrimento público, nas ações de defesa civil, nas ações e operações policiais militares e bombeiros militares, no apoio a órgãos federais, estaduais e municipais em todo território nacional, em missões de segurança pública e/ou defesa civil, no transporte de autoridades e em todas as demais ações de preservação da ordem pública, conforme diretrizes do Comandante-Geral.

Inauguração da Sede:

Local: Av: Santos Dumont, 893 Jd Aeroporto