Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 24/09/2012 18:01 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Fotos: Juliana Modotti | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Alunos da Emef Profº Renato Azzolini realizam plantio de árvores

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado na última sexta-feira, 21, o Departamento Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes, realizou hoje, 23, o plantio de 18 mudas de magnólias, árvores de médio porte, apropriadas para a urbanização urbana.

A ação aconteceu no entorno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Renato Azzolini e envolveu os alunos do jardim até o 5º ano, além de funcionários, professores, coordenação e direção. Para que todos os alunos tivessem acesso à atividade, eles foram divididos em 18 turmas, abrangendo estudantes do período normal e do período integral. Além do plantio, cada turma elaborou uma plaquinha para ser instalada junto à planta, contendo uma mensagem de conscientização sobre a importância das árvores para o meio ambiente e para o ser humano.

Segundo a diretora da escola, Isabel Cristina Cândido Melo, vários trabalhos relacionados à cidadania e meio ambiente, foram trabalhados ao longo do ano, de forma com que os alunos entendessem a importância destes fatores para a garantia de uma melhor qualidade de vida para todos. "Durante o período integral, realizamos diversos trabalhos teóricos e práticos para que os alunos percebam que cada ação gera um impacto no nosso ambiente. Desenvolvemos, dentre outras atividades, o projeto Horta Escolar, para o cultivo de alface, cebolinha, entre outros condimentos que recebem todos os cuidados dos nossos alunos diariamente, inclusive para serem consumidos na própria merenda", explicou.

A diretora reforçou que o plantio das mudas é importante para que os alunos vivenciem de fato as boas práticas ensinadas dentro da sala de aula. Além do plantio, as turmas agora deverão se dividir para realizar a manutenção das magnólias, para que elas cresçam saudáveis, oferecendo sombra e deixando a escola ainda mais bonita. "Pelo menos dois alunos por dia realizarão os cuidados necessários como aguar, por exemplo. Com estas ações, buscamos despertar em nossos alunos, o sentimento de cidadania e responsabilidade sobre aquilo que os envolve", comentou.