Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 13/09/2012 11:40 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Artistas já podem se inscrever para o Salão de Artes Visuais de Jacarezinho

Já estão abertas as inscrições para a 29ª edição do Salão de Artes Visuais de Jacarezinho, que acontecerá no dia 18 de outubro às 20h, na arena do Conjunto Amadores de Teatro (CAT). O período de inscrição segue até o dia 05 de outubro e a mesma deverá ser feita mediante o preenchimento de ficha própria, digitada, ou em letra de forma legível, devidamente assinada.

Nela, devem constar informações sobre as obras, ou projeto/maquete para obras não convencionais, sendo obrigatória a declaração do valor das mesmas. No caso de grupos, a inscrição deverá constar o nome, RG e CPF de um dos participantes, como representante.

Também é preciso anexar currículo artístico resumido que contenha as seguintes informações, (quando houver), nessa ordem:

a) Nome artístico (para catálogo), nome completo, cidade e ano de nascimento;
b) Formação em artes (cursos formais ou informais);
c) Principais exposições individuais;
d) Principais exposições coletivas (incluindo salões);
e) Prêmios;
f) Obras em coleções institucionais;
g) Principais atividades na área artístico-cultural.

Todo artista deverá inscrever até três obras inéditas, em apenas uma das modalidades artísticas: pintura, desenho, gravura, escultura, objeto, performance, instalação, interferência, vídeo arte e fotografia. Dípticos e trípticos serão consideradas obras únicas.

Não serão aceitos trabalhos escolares, artesanais, copias, bem como obras executadas com material deteriorável ou que prejudiquem outros concorrentes e/ou comprometam a integridade física do edifício onde a mostra for apresentada. Montagens em acrílico ou acetato devem ser priorizadas em relação à utilização de vidro, pois eventuais danos serão de responsabilidade do artista. Trabalhos executados sobre papel ou tela deverão ser montados em suporte adequado para exposição.

A ficha de inscrição e o regulamento do evento podem ser encontrados no site da Prefeitura Municipal de Jacarezinho, no endereço www.jacarezinho.pr.gov.br. Posterior preenchimento, as inscrições e as obras deverão ser encaminhadas para a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes/Departamento de Cultura, localizada à rua Costa Júnior, 1095, centro,  CEP 86.400-000 - Jacarezinho/ PR. Mais informações também podem ser obtidas no Departamento Municipal de Cultura, através do telefone (43) 3911-3024 ou via e-mail cultura@jacarezinho.pr.gov.br.

Sobre o evento

O 29º Salão de Artes Visuais de Jacarezinho tem o objetivo de estimular a arte contemporânea, a criatividade, a produção e o desenvolvimento artístico. É um Salão promovido e desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Jacarezinho, por meio do Departamento Municipal de Cultura em parceria com o Conjunto Amadores de Teatro (CAT).

A participação no 29º Salão de Artes Visuais de Jacarezinho é aberta a qualquer artista brasileiro, ou radicado, com idade mínima de 16 anos.

Conforme cronograma, a seleção e premiação das obras acontecerão nos dias 16 e 17 de outubro. A divulgação dos resultados também será no dia 17, para que no dia 18 de outubro, aconteça a montagem e a Abertura Oficial da Mostra, que se estenderá até o dia 14 de novembro, marcando o encerramento do evento.