Saúde

Publicado em: 12/09/2012 11:14 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Ações do Comitê Intersetorial de Combate à Dengue são retomadas

Com o objetivo de retomar as atividades de combate ao mosquito da dengue no Município de Jacarezinho, foi realizada na manhã desta quarta-feira, 12, a reunião do Comitê Intersetorial de Combate à Dengue. O encontro envolveu representantes de vários setores da Prefeitura Municipal com o intuito de discutir as ações de caráter preventivo à proliferação do Aedes aegypti, mantendo o Município dentro do índice exigido pela Organização Mundial de Saúde, que é abaixo de 1%.

A partir de agora, as reuniões acontecerão semanalmente, todas as quartas- feiras, a partir das 8h30. Segundo a diretora de Vigilância Sanitária, Ormezinda Vilella de Cravalho Pereira, as reuniões do Comitê têm dado bons resultados "Estamos há cinco semanas sem nenhum caso notificado no Município. Isso significa que os trabalhos desenvolvidos pelas equipes de cada departamento, em conjunto com os agentes de saúde, têm dado certo", destacou.

A diretora lembra ainda que o Comitê sempre trabalhou de forma séria para que não houvesse uma nova epidemia de dengue em Jacarezinho."Estas reuniões acontecem desde o começo do ano e têm dado bons resultados, uma vez que não tivemos nenhum caso autóctone, ou seja, adquirido dentro do Município até o momento. Trabalhamos em conjunto com diversos setores municipais visando a não proliferação do mosquito, como também em parceria com a população, através de trabalhos de conscientização", explicou.

Para que Jacarezinho alcance índices baixos em relação à dengue, são feitas visitas e vistorias nas casas e terrenos da cidade, pelas equipes da Vigilância Sanitária e Epidemiológica. Nos casos de irregularidades nas casas, os moradores recebem orientações, já nos casos de terrenos baldios, os donos são notificados, dando prazo de limpeza, sob pena de multa.

Nas Escolas Municipais, também são realizadas diversas atividades educativas que visam a conscientização dos alunos perante o assunto, buscando principalmente o combate ao mosquito da dengue, mas também a preservação do meio ambiente e noções de cidadania.