Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 11/09/2012 15:37 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Alunos da rede municipal são premiados em concurso de redação da Apae

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 11, a premiação do Concurso de Redação promovido entre os alunos de 5º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef's) de Jacarezinho, em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, realizada pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) entre os dias 21 e 28 de agosto.

O tema da campanha foi "Em busca de igualdade, estamos aqui", e para que os alunos do ensino comum participassem do concurso, foram ministradas diversas palestras sobre cidadania, direitos e deveres da criança e do adolescente, além de visitas à Apae. Desta forma, eles tiveram embasamento para desenvolver a redação, além de compreender tudo o que envolve a rotina de uma aluno apaeano.

Participaram do concurso, o Colégio ELO, mais oito Escolas Municipais, sendo elas: Emef Professora Ismênia de Lima Peixoto, Emef Dr. João de Aguiar, Emef Professora Ruth Pimentel Rocha, Emef Professor Johan Probst, Emef Maria Tereza de Andrade Quevedo, Emef Professor Silvestre Marques, Emef Professora Vera Cecília Lamim e Emef Professor Renato Azolini.

A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Laura Lemos Gomes do Amaral, compareceu à cerimônia de premiação dos alunos selecionados com a melhor redação e parabenizou a todos os que participaram, agradecendo o apoio dos professores e também dos pais dos alunos, pelo incentivo e acompanhamento das atividades escolares de seus filhos.

A Secretária aproveitou também para falar um pouco dos trabalhos desenvolvidos pela Apae e pela Escola Maria de Nazaré - Educação Infantil e Ensino Fundamental, na Modalidade Educação Especial. "Fico muito feliz em saber que os alunos da rede municipal de ensino estão participando deste concurso de redação, mas mais ainda por saber que os professores da Apae e da Escola Maria de Nazaré estão cada ano mais empenhados em promover debates e reflexões sobre as diferentes formas de deficiências, promovendo a integração, sociabilidade e igualdade uns com os outros", comentou.

Para a Diretora da Escola Maria de Nazaré, Vilma Caldeira de Oliveira, as discussões sobre o tema "Em busca de igualdade, estamos aqui", promovidas na campanha deste ano, trouxe reflexões sobre as ações de defesa de direitos das pessoas com deficiência. "Trabalhamos o tema com a comunidade e também dentro das escolas, e tivemos uma boa participação e envolvimento de todos", disse.

A premiação foi composta por medalhas e presentes, doados pela Apae e pela Secretaria Municipal de Educação, através de trabalhos artesanais feitos pelos próprios alunos apaeanos e também materiais  voltados para atividades educativas.

Resultado do Concurso

1º Lugar: