Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 11/09/2012 10:27 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Campeonato Amador reúne mais de 100 skatistas em Jacarezinho

Centenas de pessoas compareceram à pista pública de skate de Jacarezinho neste sábado e domingo (08 e 09) para acompanhar a 4ª Etapa do Circuito Paranaense de Skate Amador, que reuniu atletas locais e também de diferentes cidades do Paraná e sul de São Paulo.

Além da apresentação dos atletas das categorias mirim, iniciante, feminino e amador I e II, o evento contou com a participação de atletas profissionais, como Darlei dos Anjos, Danilo do Rosário, Cristiano Barrero (Chileno) e Rogério Febem. Todos são filiados à Federação de Skate do Paraná, e atuam como jurados da competição desde a 1ª Etapa, realizada em Campo Mourão.

No início da manhã de sábado, a pista foi liberada para que os atletas treinassem e pudessem conhecer os locais apropriados para a execução de manobras. Estabelecido por ordem de demanda, a competição começou pela categoria Mirim, com 13 inscrições. A apresentação deles foi composta por duas baterias de um minuto para a soma da pontuação de cada volta.

Em seguida veio a participação da categoria Iniciante, que obteve 40 inscritos. Como eram muitos, os jurados separaram quatro equipes de 10 atletas, para que destes, apenas 15 fossem para a volta final, em busca da classificação.

Já no domingo, correram os atletas da categoria Amador I, com 24 inscritos, Amador II, com 30 e Feminino com duas inscritas.

O critério de julgamento foi estabelecido por: estilo (individualidade e personalidade em cima de skate); dificuldade de manobras (grau de complicação); perfeição das manobras (precisão na execução); constância (minimizar erros e valorizar continuidade/ fluidez entre manobras); criatividade (sair da uniformidade, inventar, ser diferente; utilização da pista (análise do aproveitamento dos obstáculos) e número de variedade de manobras (quantidade de manobras acertadas e variedade destas).

A premiação de todas as categorias aconteceu no fim da tarde de domingo com a participação da prefeita Tina Toneti para a entrega das medalhas da categoria Mirim. Ela cumprimentou a todos e agradeceu pela organização do evento. "A Prefeitura Municipal está trabalhando para que Jacarezinho, além de oferecer um espaço para treino e competições, esteja inserida na rota do skate paranaense. Uma prova disso foi a realização da 4ª Etapa do Circuito aqui em nossa cidade, reunindo atletas de vários lugares. Parabéns para todos os competidores, pois vocês já são ganhadores, por fazerem este evento acontecer", disse.

Para Rogério Costa, presidente da Associação dos Skatistas de Jacarezinho (ASKJ), o evento foi um sucesso, tendo em vista a grande participação de atletas e também de público. "O investimento no esporte é fundamental para que os skatistas de Jacarezinho continuem treinando e dando continuidade a estes trabalhos. Sei que a prefeita Tina sempre fez de tudo pelos nossos atletas e trazer uma das etapas do Circuito para Jacarezinho foi muito bom para nós. Agradeço muito à prefeita e ao Departamento Municipal de Esportes, pelo apoio e também à equipe da Federação de Skate do Paraná, pela organização", comentou.

Classifiação

Mirim: