Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 07/09/2012 12:42 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Jacarezinho comemora o 07 de setembro

No início da manhã desta sexta-feira, 07 de setembro, foram realizadas as ações cívicas em comemoração à Independência do Brasil, com hasteamento das bandeiras municipal, estadual e nacional, na presença da prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti, dos componentes do Tiro de Guerra 05/007, da Polícia Militar, e demais autoridades municipais.

Através do Comandante Igor, os atiradores do TG foram apresentados à prefeita Tina, que também exerce a função de diretora do Tiro de Guerra de Jacarezinho, e ao subtenente Willian José de Aguiar (instrutor da corporação).

Após as apresentações deu-se início o hasteamento dos pavilhões. A bandeira nacional foi hasteada pela Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Laura Lemos Gomes do Amaral, a do Estado do Paraná pelo Major Serra da PM e a de Jacarezinho, pela prefeita Tina.

Logo em seguida, a prefeita fez uma reflexão sobre a Pátria se baseando no depoimento da Presidenta Dilma, sobre o que é de fato uma nação independente, colocando em vista quatro fatores fundamentais para tanto: estabilidade, crescimento, competitividade e inclusão social. "Este último item, acredito ser o mais importante. Sem dúvida não há nação rica e independente, enquanto há pessoas vivendo em condições de extrema pobreza. É claro que o nosso país avançou muito, assim como nosso Município, porém ainda temos muito o que avançar", observou.

Tina ainda destacou as ações realizadas em Jacarezinho para que a cidade passasse a oferecer uma educação e saúde de qualidade, moradia digna para todos, infraestrutura nos bairros, saneamento, entre outros. "Até o final do ano, entregaremos mais de 500 casas populares; conseguimos fazer asfalto em bairros que há mais de 40 anos estavam sem infraestrutura. Na Educação, atingimos a nota de 5,3 na pesquisa do Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica), média esperada somente em 2021. Queremos chegar no momento que o nosso Município tenha 100% de infraestrutura, melhorando também a humanização. Com tudo isso, estaremos no caminho certo para que nossa nação seja plenamente independente", concluiu.

Após o encerramento das palavras, foi dada a autorização para a realização do Desfile Cívico Militar de 07 de setembro, e todos se voltaram à rua Paraná, para acompanhar o evento, que teve início por volta das 9h30.

Um dos grandes momentos do desfile foi a apresentação da Banda Musical Municipal, que nesta semana, conquistou sete títulos no XXI Campeonato Paranaense de Fanfarras e Bandas. Os sete troféus foram entregues à prefeita Tina, que estava no palanque, enquanto a Banda tocava suas peças.

Outro momento marcante foi a participação das meninas da Escola de Talentos de Ginástica Artística Feminina. As alunas desceram a rua Paraná uniformizadas com collant de lycra em forma de maiô, roupa utilizada durante os treinamentos e também nas apresentações.

Participaram do Desfile Cívico o Tiro de Guerra, 2º Batalhão de Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Patrulha Escolar, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Desbravadores, Banda Municipal, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Escola de Talentos de Ginástica Artística Feminina, Colégio Estadual José Pavan, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Fanfarra de Ribeirão Claro, Equipe de Taekwondo, Colégio Estadual Rui Barbosa, Escola Estadual Imaculada Conceição, Ensino de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Fanfarra Municipal.

Conforme estimativa do subtenente Aguiar, do TG 05/007, e do tenente Renan Douglas Pereira da PM, cerca de três mil pessoas prestigiaram a apresentação das entidades e instituições que desfilaram na rua Paraná.